Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Dezembro Vermelho conscientiza sobre prevenção e tratamento da Aids

Dezembro Vermelho conscientiza sobre prevenção e tratamento da Aids

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado em 01 de dezembro, a Prefeitura de Feira de Santana, através do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, órgão da Secretaria de Saúde, realizará durante o mês diversas ações para sensibilizar a população sobre as medidas de cuidado, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Devido ao impacto provocado pela pandemia, as ações vão acontecer de forma restrita e seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Serão realizados testes rápidos, distribuição de preservativos, atividades educativas e de prevenção estarão acontecendo no Centro de Referência e em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

Além do preservativo, outros métodos de prevenção também são realizados, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco e a Prevenção Combinada, que é o uso de medicamentos que diminuem a carga viral, reduzindo as chances de uma pessoa que convive com o vírus transmitir para outra pessoa durante a relação sexual.

A Campanha Dezembro Vermelho é voltada para o público em geral e, especialmente, às populações chaves e prioritárias, como: pessoas em situação de rua e profissionais do sexo. Atualmente, 3200 pessoas estão em tratamento contra a doença em Feira de Santana.

O vírus do HIV pode ser transmitido em toda e qualquer relação sexual – anal, oral e vaginal – desprotegida; transfusão de sangue contaminado; contato com seringas, agulhas e quaisquer outros materiais perfurocortantes infectados e através da mulher infectada para o feto durante a gravidez.

Para evitar a contaminação, é necessário realizar as seguintes práticas: utilizar preservativo durante as relações sexuais, não compartilhar objetos perfurocortantes pessoais, como alicate, seringas e entre outros.

Em maio de 2017 foi sancionada a Lei Municipal de nº 3.702, de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias, que institui o mês de dezembro como o período dedicado a intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis no município de Feira de Santana.

Informações PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS