7 de Setembro: 35º BI divulga ordem das apresentações do desfile

Desfile-civico-de-7-de-Setembro_-Foto-Ed-Santos.jpg-6

Uma última reunião entre o 35º Batalhão de Infantaria (35º BI) e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, foi realizada na manhã desta terça-feira (5), no auditório do espaço militar, com o objetivo de definir todos os detalhes para o desfile da próxima quinta-feira, 7 de setembro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o tenente-coronel, comandante do 35º BI Vando Azevedo, destacou que a programação está prevista para ter início pontualmente às 8h, para que as pessoas não fiquem por muito tempo debaixo de chuva ou de sol.

“O desfile tradicionalmente ocorre na Avenida Presidente Dutra e as tropas militares estarão na esquina da Avenida Maria Quitéria, em uma concentração. Às 8h, nós iniciaremos o hasteamento das bandeiras, e após este momento, eu juntamente com o prefeito, o comandante do CPRL, coronel Lopes e o comandante do Corpo de Bombeiros, iremos sair em um veículo aberto para fazer a revista da tropa, retornamos ao palanque e tem início o desfile. Em anos anteriores, muitas famílias reclamaram na imprensa que ao chegarem a Avenida, o desfile já tinha iniciado, mas é bom deixar claro que o desfile envolve tropas, escolas com crianças, então temos que observar a questão do cansaço físico debaixo de um sol, e isso pode prejudicar quem realmente está ali para desfilar”, afirmou.

Ao Acorda Cidade, o comandante também informou que os grupos que irão realizar apresentações, ficaram nas últimas posições, para que não atrasem o desfile de forma geral.

“O desfile já possui um percurso longo, então não podemos parar para ficar fazendo apresentações. Hoje nesta reunião, nós batemos neste ponto, e se alguma instituição que vá ficar fazendo demonstrações, que esta instituição solicite para ser reposicionada e vá para o fundo do desfile, pois desta forma, não irá prejudicar os outros grupos. Sabemos que existem crianças com 8, 9, 10 anos, então isso de certa forma castiga quem está ali no desfile e com o sol, além do asfalto quente. Graças a Deus, todos concordaram”, explicou.

Segundo o tenente-coronel, os primeiros grupos a desfilarem na Avenida Presidente Dutra, serão os militares.

“Nós temos uma ordem com cinco instituições militares, contando com a Guarda Municipal, 16 instituições civis e encerrando o desfile, o grupo dos motorizados, que são carros rebaixados e carros antigos”, disse.

Ao Acorda Cidade, o tenente-coronel informou que a sequência será da seguinte forma:

1º Grupamento

35º Batalhão de Infantaria
Tropa da Polícia Militar (CPR-L)
Corpo de Bombeiros
Polícia Penal
Guarda Municipal

2º Grupamento

Os Desbravadores
Colégio Cívico Militar 15 de Novembro
Escola Municipal Geraldo Dias de Souza
Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura
Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Colégio Estadual Georgina de Melo
Colégio Estadual Eraldo Tinoco
Colégio Estadual Carmen Andrade de Lima
Colégio da Polícia Militar CPM Diva Portela
Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo VI
Colégio Estadual Governador Luíz Viana Filho

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jairo Carneiro Filho também participou da reunião. Segundo ele, todas as secretarias estão envolvidas na realização de mais um evento na cidade, e junto com o apoio do 35º BI, promover o desfile de 7 de setembro que foi retomado em 2022, após ficar suspenso por dois anos em virtude da pandemia.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS