Vereadores feirenses dividem opiniões a cerca de casamento gay

vereaadores

DSC_0660

O vereador Edvaldo Lima (PP), que é membro da Assembleia de Deus, teceu duras críticas no último dia 10 na Casa da Cidadania contra reportagem concedida pelo parlamentar Jean Wyllys (PSOL-RJ) ao Jornal do Brasil em que o mesmo fere os cristãos e declara guerra contra a propagação do cristianismo. Atrelado a isso, o casamento coletivo que acontece todos os anos em Feira de Santana, pela primeira vez, também será realizado entre pessoas do mesmo sexo o que motivou  ao vereador convocar os evangélicos que iriam se inscrever para não  mais participarem do casamento coletivo.

Por conta dessa generalizada polêmica, o Movimento LGBT realizou uma mobilização nesta segunda-feira (16) na Câmara Municipal de Feira de Santana em protesto às declarações feitas por alguns vereadores que compõem a bancada evangélica liderados pelo pastor .

DSC_0633

Segundo o membro do Coletivo Quitéria Diversidade Sexual e presidente da Comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia, Leonardo Santana, o vereador Edvaldo Lima e demais vem se opondo contra um direito conseguido pelo movimento a nível nacional que é o casamento entre pessoas do mesmo sexo como também em seu discurso vem difundindo o preconceito e incitando o ódio dentro de um espaço público, no caso, a Câmara. O Movimento repudia essa atuação dos edis por reafirmar que o estado é laico e que nenhuma interferência religiosa pode criar direitos para a coletividade. “Nós estamos reagindo aos discursos e ao preconceito que vêm sendo espalhados por essas pessoas ; para isso, precisamos debater mais porque essa forma de pensar mostra a ignorância  desses vereadores  e sua vontade em nos manter no armário, na ilegalidade e isso não vamos aceitar”, desabafou Leonardo Santana.

DSC_0647

Nossa reportagem ouviu alguns vereadores e também realizou uma enquete para saber quem de fato é contra e quem é a favor do casamento gay. Para os vereadores  Eli Ribeiro (PRB) e a vereadora  Aldney Bastos Marques -Neinha (PMN), a Bíblia condena o casamento gay mas como parlamentares eles respeitam as leis constituídas de nosso país. O edil Wellington Andrade de Jesus (PTN) comunga da ideia de que os direitos dos homossexuais foram adquiridos e devem ser resguardados não cabendo aqui a questão religiosa ou pessoal. “A minha ideologia pessoal condiz com a da Bíblia,  mas a lei diz que é permitido”, pondera.

DSC_0635

Também entrevistado, o vereador Edvaldo Lima enfatiza que não é homofóbico, porém, não pode deixar de defender o direito da família baseada nos princípios bíblicos e que Jean Wyllys, na posição de parlamentar, não poderia fazer uma campanha para exterminar o cristianismo. Isso é uma aberração. “Ainda que arranquem a minha cabeça, defenderei o cristianismo bíblico e à família brasileira”, ressaltou o edil em tom categórico.

    Vereadores que são a favor                      Vereadores que são contra

vereaadores

 Realizamos uma enquete entre os vereadores para saber a opinião de cada um sobre o assunto. Apenas o presidente da Casa  e seu vice , vereadores Justiniano França (DEM) e Reinaldo Miranda- Ronny (PSDB), respectivamente, não compareceram à sessão por motivos particulares.

Vereadores que são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Marcos Lima (PRP), Roque Pereira (PTN), Tonhe Branco (PSC), Eli Ribeiro (PRB), Alberto Nery (PT), Cíntia Machado (PSC), Robeci da Vassoura (PHS), David Neto (PTN), Edvaldo Lima (PP) e Isaías de Diogo (PPS).

Vereadores que são a favor ao casamento gay: Eremita Mota (PDT), Correia Zezito (PTB), Gerusa Sampaio (PSD), Beldes Ramos (PT), Wellington Andrade (PTN), José Carneiro (PDT) e Pablo Roberto (PT) e Carlito do Peixe (DEM).

Fonte e imagens: Redação.

OUTRAS NOTÍCIAS