Unidade de Oncologia em Feira de Santana está com baixo estoque no banco de perucas; saiba como fazer doações

whatsapp-image-2021-07-15-at-21.29.26

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador, tem apenas cinco perucas disponíveis para mulheres em tratamento contra o câncer e pede ajuda da sociedade para ajudar as pacientes.

O projeto tem como objetivo elevar a autoestima de mulheres. Durante o tratamento, as medicações fortes provocam a queda de cabelos, o que interfere diretamente na percepção da autoimagem de muitas delas.

“Então quando a gente recebe a peruca, ela vem, ela escolhe, ela experimenta, a gente vê no olhar a diferença que é para a mulher”, disse a assistente social da Unacon, Gabriela Guirra.

Jailma Gabriela Brandão e Vanessa Carvalho trabalham em uma loja que vende perucas, que se tornou parceira da Unacon. Na última semana, as duas doaram sete perucas para mulheres atendidas no local, sendo quatro naturais, duas de fibra sintética e uma orgânica.

A loja doa perucas a cada dois meses para mulheres em tratamento oncológico, com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem doações.

Devolver a sensação de bem-estar e a possibilidade das mulheres se sentirem bonitas novamente pode fazer toda diferença no tratamento das mulheres. É comprovado que enfrentar um tratamento de saúde em bom estado emocional e psicológico contribui para a melhora das pacientes.

“É fundamental nesse tratamento difícil e complexo, a gente manter a autoestima e confiança”, afirmou a psicóloga Aydênia Araújo.

Para fazer doações, basta os interessados procurarem o Serviço Social da Unacon. Não há especificações para tamanhos e tipo de cabelos.

“Pode doar direto no Serviço Social da Unacon. Pode fazer a doação das peruca mesmo, cabelo sintético, cabelo natural, ou pode doar o cabelo. A gente recebe qualquer tamanho de cabelo, qualquer tipo de cabelo”, disse a assistente social da Unacon, Gabriela Guirra.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS