Twitter vai aplicar política contra informações enganosas

2021-12-07t181618z-1179614925-rc2u9r9ln91f-rtrmadp-3-twitter-safety

O Twitter informou nesta segunda-feira (4) que vai identificar com uma etiqueta os perfis de candidatos nas eleições de 2022. A rede social também prometeu aplicar a sua política contra afirmações enganosas sobre o processo eleitoral.

Segundo a plataforma, os rótulos nas contas de candidatos servirão para ajudar os usuários a identificarem rapidamente com quem estão interagindo. O Brasil será o segundo país a receber os avisos, depois dos Estados Unidos na eleição de 2020.

As etiquetas serão obrigatórias e mostrarão o cargo ao qual o político está se candidatando e o estado pelo qual ele concorre. Elas serão exibidas para candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal.

A rede social vai incluir os rótulos a partir do fechamento da lista oficial de candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles serão removidos alguns dias depois das eleições.

Em comunicado, o Twitter também afirmou que vai agir contra tuítes com afirmações enganosas que prejudiquem a confiança das pessoas nas eleições. A Política de Integridade Cívica, como é chamada pela rede social, prevê a sinalização e a remoção do tuíte, bem como a suspensão da conta.

A diretora de políticas públicas do Twitter, Daniele Kleiner, explicou em entrevista ao site “Jota” que há uma gradação sobre as medidas que serão tomadas. “É claro que em casos mais graves, que podem gerar danos, talvez a opção seja a remoção. Mas, antes disso, há uma série de alternativas para friccionar a pessoa com conteúdos de fonte confiável”, afirmou.

O foco da política de integridade cívica é “prevenir informações enganosas que possam prejudicar o andamento, a participação popular e a consumação do processo eleitoral democrático“, de acordo com o Twitter.

Mas a rede social adiante que a diretriz não prevê atuação sobre todo tipo de conteúdo político, como declarações enganosas, imprecisas ou polarizadas sobre candidatos e partidos.

Informações sobre eleições

A plataforma informou ainda que vai destacar tuítes que contextualizam alegações enganosas sobre as eleições ou que apresentam os fatos mais recentes sobre o tema.

Em buscas sobre eleições, a rede social mostrará uma notificação com links para o perfil e o site do TSE. A medida faz parte do acordo firmado entre a plataforma e o órgão eleitoral no início do ano com foco no combate à desinformação no processo eleitoral.

Fonte: G1

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS