Sindicato dos bancários realizará manifestação contra o fechamento do banco Itaú

img
O banco Itaú anunciou o fechamento de 400 agências em todo o país e segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Sandra Freitas, o fechamento afetou a agência que fica localizada no Centro de Abastecimento da cidade. Uma manifestação será realizada na próxima semana pelo sindicato para, segundo Sandra, mostrar a sociedade qual o posicionamento do Sindicatos dos Bancário e dos trabalhadores em relação ao fechamento da agência.
Sandra foi reeleita presidente do sindicato com 99,8% dos votos válidos em eleição que aconteceu nesta quarta-feira (15). O mandato é para o triênio 2019 a 2022.
De acordo com Sandra, o sindicato foi pego de surpresa com o fechamento, mas quis garantir que nenhum funcionário do banco fosse prejudicado fazendo uma negociação com o banco, que confirmou que todos os seis funcionários serão relocados para outras agências.
A presidente diz que o fechamento está na contramão do que deve ser feito, já que a cidade, pela quantidade de habitantes, deveria estar abrindo mais agências. “É na contramão na verdade do que deve ser feito, a cidade de Feira de Santana tem mais 600 mil habitantes, é uma cidade que tem a presença de mais de 1 milhão de pessoas circulando aqui em determinados momentos e ao contrário de fechar deveria era estar abrindo mais agências. A gente vê cidades com o número inferior ao da população de Feira de Santana e tem mais de 50 agências”, ressaltou Sandra.
A respeito da abertura de novos bancos, ela solicita que a prefeitura e a Associação Comercial, que entrem em contato com Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) fazendo a solicitação. “A gente pede a Associação Comercial e a prefeitura, que entrem em contato com a FENABAN e exija que os bancos abram mais agências bancárias, contrate mais pessoas e dê atendimento de melhor qualidade a população que vem aí sofrendo com horas e horas nas agências e é um absurdo isso”, afirmou a presidente do sindicato.
Segundo Sandra, há três anos, diversos bancos vêm fechando as portas, o que causou a perda de cerca de 200 funcionários de bancos. “De três anos pra cá nós perdemos aproximadamente 200 bancários, nós tivemos a agência do Santander que retirou os caixas e agora o presidente do banco está anunciando que vai acabar com a função de caixa no banco Santander, mas tivemos a agência do banco Itaú que foi fechada na Visconde do Rio Branco, o fechamento do Banco do Brasil, havendo uma redução drástica na quantidade de funcionários”, disse ela.
Ainda de acordo com ela, tem havido preocupação por parte do sindicato, que devido ao fechamento das agências, muitos funcionários acabam ficando sobrecarregados com a quantidade de trabalho e estão adoecendo muito. Além de haver uma “pressão para cumprir metas e isso é uma preocupação muito grande”, disse Sandra.
A tecnologia utilizada pelos bancos, como internet banking, pode causar cada vez mais a demissão de funcionários, já que, de acordo com Sandra os banqueiros querem fazer com que os clientes usem mais os dispositivos móveis e consequentemente afastando os clientes do ambiente bancário físico. O que para ela causa preocupação em relação a novos fechamentos.
O último dia de funcionamento do Banco Itaú do Centro de Abastecimento é dia 10 de junho.
Informações: Bom Dia Feira

OUTRAS NOTÍCIAS