“Sempre acreditar nos sonhos”, lema de atleta nas Olimpíadas das Apaes

2942018132414

2942018132414

Entre quarta e sábado, cerca de 500 atletas portadores de necessidades especiais, oriundos de 14 municípios baianos, deram muitos exemplos de superação e lições de vida, durante a X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana. Entre todos eles, um lema em comum: “acreditar nos sonhos, mesmo com as limitações”. Foi exatamente essa frase dita pelo conquistense Rafael Ribeiro de Souza (foto), 20 anos.

Ele é cadeirante desde os 16, quando sofreu um acidente de motocicleta. Encontrou na capoeira uma nova motivação para a vida. E pretende chegar em breve ao grau de instrutor deste esporte. “A gente não pode se entregar”, diz.

Jogos da Apae-Elza Santos-foto Jorge Magalhães (12)

“Vai, Mateus, vai”. Com as mãos agitadas segurando o alambrado, a presidente da Apae de Vitória da Conquista, Elza Santos (foto), incentivou atletas do time do município a buscar o triunfo. “A participação em uma competição como esta significa um crescimento grande para todos eles”.

Jogos da Apae-Mãe e filha-foto Jorge Magalhães (17)

Mãe de Ariane Souza, que ficou em terceiro lugar na corrida, Marlene Conceição (foto) diz que a competição é oportunidade para mostrar aos atletas que nem sempre se ganha. “Eles entenderão que nem sempre a gente ganha na vida”. A filha levou ouro no ano passado. “O importante é participar. Ganhar é consequência”.

Jogos da Apae-Deraldo-foto Jorge Magalhães (13)

O coordenador técnico da competição, Deraldo Azevedo (foto) analisa que o nível técnico dos atletas está muito bom e que a participação é fundamental para que a Olimpíada acontecesse. É classificatória para o mundial de Canoas (RS) neste ano.

Jogos da Apae-Presidente Apae Bahia-foto Jorge Magalhães (19)

O presidente das Associações das Apaes na Bahia, Narcísio Batista (foto), disse que os atletas esperam ansiosamente o momento para participar da competição. “São três dias de superação. Uma grande festa”. Agradeceu ao apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que considera indispensável, bem como ao patrocinador, a Aplub Capitalização.

OUTRAS NOTÍCIAS