Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

SEC celebra convênio com a UFRB para a realização de estágios dos cursos de licenciatura nas escolas estaduais

SEC celebra convênio com a UFRB para a realização de estágios dos cursos de licenciatura nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) celebrou, nesta sexta-feira (10), um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para que os estudantes universitários, regularmente matriculados nos cursos de licenciatura, possam fazer o estágio obrigatório não remunerado nas unidades escolares da rede estadual de ensino. O estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho dos universitários que estejam frequentando o Ensino Superior.

Para o secretário da Educação Jerônimo Rodrigues, a iniciativa qualifica ainda mais a formação dos futuros professores e ajuda no desenvolvimento das comunidades escolares. “Estamos fortalecendo a relação entre a Educação Superior com a Educação Básica. Vale lembrar que uma não existe sem a outra. A formação base de nossos professores está nas universidades, então com este convênio a UFRB e escolas estaduais vão poder estreitar essa relação de forma alinhada e combinada. Aproveito para ressaltar a iniciativa da universidade ao abrir esse diálogo que só vai trazer frutos positivos. Hoje, pactuamos o convênio. As nossas próximas agendas serão com grupos de trabalho para compartilharmos as demandas de estágios e construir a parte regimental”.

De acordo com o reitor da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos, a ação chega para estabelecer uma relação ainda mais positiva entre a universidade e as escolas. “Celebramos uma ação extremamente importante, que vai facilitar uma relação direta com os nossos cursos de graduação e escolas estaduais. Até então, a realização de estágio necessitava de um convênio específico com cada escola e, com esse instrumento, conseguimos fazer a parceria de forma única, celebrando a possibilidade dos estágios ocorrerem em todas escolas e isso facilita muito do ponto de vista burocrático”.

Os universitários que irão estagiar nas unidades de ensino serão orientados por profissionais da UFRB e acompanhados por educadores da SEC. O convênio estabelecido está firmado até setembro de 2026, sendo possível a sua prorrogação por termo aditivo. Também participaram do ato de assinatura do convênio o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), Robson Costa.

Informações: SEC

OUTRAS NOTÍCIAS