Saúde em Feira de Santana não está em colapso, afirma infectologista

covid-19-feira-de-santana-ainda-nao-registra-casos-de-transmissao-comunitaria

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Princesa FM, nesta segunda (06), a infectologista, gestora do Comitê de Combate ao Coronavírus de Feira de Santana, Dra. Melissa Falcão, afirmou que o sistema de saúde do município não está em colapso e que aguardava a entrega do Hospital Clériston II, para amenizar a situação da falta de leitos na cidade.

“Infelizmente, os leitos do novo Clériston ainda não foram disponibilizados neste momento e por conta disso, o prefeito está vendo de maneira emergencial de 5 a 8 leitos para serem abertos com rapidez e segurança, com a qualidade de assistência. Leitos, quanto mais, melhor, mas estes vão minimizar muito o sufoco, devemos ter muito cuidado quando divulgamos que está em colapso, o que está em colapso é a UTI, não o sistema de saúde”, disse.

Ela continuou, e afirmou que o sistema é muito dinâmico. “Em hipótese nenhuma, o sistema não está em colapsado, o que está sobrecarregado é a terapia intensiva. Alguns leitos foram criados a mais para a covid, mas para a população de Feira a quantidade de leitos ainda não é suficiente, mas este fato não quer dizer que o sistema esteja colapsado. Essa questão de leitos é muito dinâmica, um dia tem leitos, no outro desaparece, pacientes têm alta o tempo inteiro, por enquanto na cidade não teve necessidade de paciente de enfermaria ser transferido para outro hospital por falta de vaga na unidade, dentro da unidade a prioridade é das pessoas que estão internadas”, concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS