Rio de Janeiro celebra maior cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do mundo

f_110283 (1)
f_110283 (1)
Foto: Luiz Roberto Lima

Ao todo, 160 casais homossexuais oficializaram união neste domingo (23/11) simultaneamente, no Armazém Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro. Esta foi a quinta cerimônia de casamento civil homoafetivo realizado no estado e a maior cerimônia do mundo, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadora do evento.

Ao reunir 160 casais, Rio celebra maior cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do mundo

No total, mais de 500 casais foram beneficiados com a iniciativa, resultado de parceria entre a secretaria o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura da cerimônia foi feita com a performance do travesti, atriz e cantora Jane Di Castro, que interpretou Emoções, de Roberto Carlos. A própria Jane Di Castro foi uma das noivas. Ela oficializou a união de 47 anos com o companheiro Otávio Souza Bomfim.

“É um momento maravilhoso. Para quem veio da ditadura isso que estamos vivendo é um paraíso. É uma realização e uma vitória”, disse a artista ao comentar que o marido foi o primeiro e o único amor da vida dela.

O professor de português Carlos Freire e o cozinheiro Antônio Otávio de Lima estão juntos há sete anos e já pensavam em casas antes da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu os direitos dos casais homoafetivos, em maio de 2011.

Eles ficaram sabendo da cerimônia pela internet. “Fomos os primeiros a nos inscrever”, disse Antônio. “Já estávamos pensando em dar entrada e se fosse negado iríamos até as últimas instâncias, pois eu e meu companheiro podemos usufruir dos mesmos direitos que qualquer outra família”, contou.

OUTRAS NOTÍCIAS