Prazo para emissão de 1º título de eleitor até 4 de maio

1371e27d63a13a4dbcb163994f02e2f4

1371e27d63a13a4dbcb163994f02e2f4

Os jovens que desejam votar pela primeira vez nas eleições de 2 de outubro, tem até o dia 4 de maio para fazê-lo. A informação foi dada por Danilo Pereira, chefe de cartório da Zona Eleitoral 156, em Feira de Santana.

“O alistamento, que é o primeiro título, no ano de eleição encerra-se 150 dias antes da eleição. Nesse caso no dia 4 de maio, até o dia 4 de maio ainda é possível para o eleitor que for fazer o título pela primeira vez”, informou.

Segundo Danilo, o primeiro título pode ser retirado pelo jovem que completa 16 anos até o dia da eleição, aqueles que já tem mais de 16 anos e a partir dos 18 anos o documento torna-se obrigatório.

Para solicitar o título de eleitor é exigido o original do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência recente em seu nome ou no nome dos pais. Danilo explica que caso não exista possibilidade desse comprovante no nome dos pais, é preciso comprovar o grau de parentesco. “Se for de um tio ou avó vai ter que trazer a prova que é do tio, do avó, se for esposa será necessário a certidão de casamento, enfim trazer prova do parentesco. Sem isso será negado o atendimento”, ressaltou.

No caso de transferência de título para Feira de Santana, os documentos exigidos e o prazo são os mesmos.

Biometria

Sobre a questão da biometria, o chefe do cartório explicou que ainda não será obrigatória para essa eleição. “Todo nosso atendimento já é feito com biometria, com o cadastramento dos dados biométricos do eleitor. É bom lembrar que esse cadastramento não é obrigatório para esta eleição, quem for só fazer esse cadastramento eu sugiro que deixe para o ano que vem. A gente trabalha todos os dias do ano fazendo esse cadastramento, deixe apenas para quem vai fazer transferência, primeiro título ou alguma pendência. Mas caso realmente tenha interesse, pode vir que atenderemos mediante senha”, afirmou.

No momento são oito guichês funcionando, para atendimento das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Para todos os serviços são exigidas senhas.

OUTRAS NOTÍCIAS