Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Por que os aviões têm cinzeiros se fumar é proibido?

Por que os aviões têm cinzeiros se fumar é proibido?

Os aviões têm cinzeiros em seus banheiros / lavatórios porque as companhias aéreas são legalmente obrigadas a fazê-lo. É uma exigência legal porque, apesar dos constantes avisos e advertências, alguns passageiros ainda fumam a bordo dos aviões.

Durante um vôo, você já teve a chance de inspecionar o banheiro? Tipo, inspecionar completamente ?

Eu não ficaria surpreso se você não tivesse. Afinal, a maioria dos passageiros entra no banheiro apertado do avião para cuidar de seus negócios e sai o mais rápido possível. No entanto, mesmo durante uma dessas breves visitas ao banheiro de um avião, você deve ter notado que inevitavelmente há um cinzeiro instalado na porta do banheiro ou perto da pia.

” alt=”” aria-hidden=”true” />
 

 

Espero que você já saiba que quase todas as companhias aéreas comerciais proíbem fumar a bordo de um avião durante o vôo. Diante disso, então por que os aviões ainda têm cinzeiros em seus banheiros / lavatórios?

Nota: As palavras ‘banheiro’, ‘banheiro’ e ‘lavatório’ são usadas indistintamente ao longo do artigo, mas todas significam a mesma coisa. 

Acontece que um avião não pode decolar se não tiver um cinzeiro em seus banheiros. Nos Estados Unidos, existe um regulamento que diz: “Independentemente de ser permitido fumar em qualquer outra parte do avião, os banheiros devem ter cinzeiros removíveis e autônomos localizados de forma visível na entrada de cada porta de cada banheiro.”

Além disso, cinzeiros quebrados em banheiros devem ser consertados em 72 horas. (Fonte)

Portanto, a primeira parte da pergunta “por que há cinzeiros nos banheiros dos aviões” é facilmente respondida.

Agora, na segunda parte … por que é uma exigência legal em primeiro lugar?

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Todos os banheiros de aviões comerciais possuem cinzeiros. (Crédito: Arena Photo UK / Shutterstock)

Despedimentos: E se um passageiro faz um cigarro luz?

Muitos sistemas em uma máquina do tamanho de um avião são projetados com redundâncias múltiplas. Isso significa que, se um sistema (a bordo do avião) falhasse, um sistema de backup tomaria seu lugar e garantiria que o avião continuasse a voar ou, pelo menos, fosse capaz de pousar com segurança.

Redundâncias e backups são o motivo pelo qual um avião consegue manter-se no ar, apesar de uma falha elétrica, hidráulica ou até mesmo do motor! Claro, o avião não será capaz de voar normalmente e provavelmente terá que pousar, mas essas redundâncias reduzem os riscos ao mínimo.

A presença de cinzeiros nos aviões é apenas mais um exemplo dessa redundância.

” alt=”” aria-hidden=”true” />
 

Existem sistemas de backup de todos os sistemas críticos em um avião para que ele possa permanecer no ar pelo tempo que for necessário durante uma emergência. (Crédito da foto: Abdul N Quraishi – Abs / Shutterstock)

Embora seja proibido por lei fumar na cabine de um avião comercial, alguns passageiros ainda acendem ocasionalmente um cigarro no banheiro. Os cinzeiros são instalados nos banheiros para que se alguém acendesse um cigarro ali pudesse jogar fora o cigarro com segurança .

Sua próxima pergunta pode ser… “Se ninguém tem permissão para fumar em um avião, então qual é o sentido de ter um cinzeiro a bordo? Todos os cinzeiros não deveriam ser eliminados para sempre? ” Se as companhias aéreas realmente querem evitar o fumo em seus aviões, certamente eliminariam os cinzeiros dos aviões, certo?

Ao que parece, um indivíduo apresentou esta questão à Federal Aviation Administration (FAA), à qual esta respondeu :

“A exigência da presença de um cinzeiro na porta ou próximo à porta do lavatório fornece um local conveniente de descarte de cigarros (ou outro material para fumar) e, assim, garante que haja um local para descartar esse material no caso de” não fumar ” política não é cumprida.

“A experiência e os relatórios anteriores mostraram que existe uma grande probabilidade de essas pessoas depositarem o material aceso para fumar no papel higiénico ou no recipiente de linho, quando não existe um local seguro e conveniente para eliminá-lo; tais ações podem resultar em um incêndio durante o vôo a bordo do avião. ”

O cinzeiro é um dos muitos meios de evitar riscos de incêndio a bordo de um avião. Se for removido, então um passageiro que, apesar de todos os avisos, advertências e regulamentações, ainda acende dentro do banheiro, provavelmente jogará o cigarro usado na lata de papel higiênico ou apenas dará descarga. Se a segurança contra incêndio é sua prioridade, ambas são maneiras terríveis de se desfazer de um cigarro a bordo de um avião.

É por isso que existe um regulamento que obriga todas as companhias aéreas comerciais a ter cinzeiros funcionando em seus banheiros.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Não há escassez de placas de “não fumar” dentro da cabine de um avião, mas isso nem sempre é suficiente! (Crédito da foto: Surachet Jo / Shutterstock)

Apesar dos graves perigos que o fumo apresenta, houve muitos casos em que passageiros foram flagrados fumando a bordo. As razões pelas quais algumas pessoas, apesar desses repetidos avisos e advertências, optam por fumar durante um vôo, são múltiplas. No entanto, foi inequivocamente estabelecido pelas autoridades reguladoras da aviação em todo o mundo que a presença de cinzeiros nos aviões é uma necessidade absoluta!

OUTRAS NOTÍCIAS