Polícia inclui injúria racial em lista de crimes cometidos contra professor agredido no RJ

professor_nv_este

professor_nv_este

A Polícia Civil incluiu injúria racial à lista de crimes cometidos contra o professor de português Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, que sofreu humilhação dentro de sala de aula em um Ciep de Rio das Ostras, no Interior do Rio. Seis jovens apontados como envolvidos no caso serão ouvidos.

Segundo o delegado Carmelo Santalucia, da 128ª Delegacia de Polícia, as intimações aos alunos começaram a ser entregues nesta segunda-feira (24). Thiago dos Santos prestou depoimento no sábado (22).

“O professor contou que um dia chegou na escola e encontrou a palavra ‘macaco’ escrita no quadro. Por isso, incluído o crime de injúria. Ele também apontou mais dois envolvidos nos episódios de humilhação”, disse o delegado, que inicialmente tinha quatro estudantes como suspeitos.

Um deles é maior de idade e vai responder por desacato, dano ao patrimônio público e corrupção de menores, além de injúria racial. De acordo com Carmelo, os adolescentes vão responder por atos infracionais análogos aos mesmos crimes, exceto o de corrupção de menores.

Quatro funcionários da escola já foram ouvidos, incluindo a diretora e a coordenadora. A previsão é que todos os envolvidos sejam ouvidos nesta semana.

O vídeo feito pelos alunos no dia das agressões foi parar nas redes sociais e ganhou grande repercussão. Durante aproximadamente três minutos, os estudantes insultam o educador, que se mantém calmo. Um deles arremessa uma calça na direção do professor. O objeto bate no quadro e cai no chão. O caso aconteceu na terça-feira (18) no Ciep Mestre Marçal.

Em entrevista ao Fantástico, que foi ao ar neste domingo (23), Thiago disse que “a violência, além de ser verbal, era racial”.

OUTRAS NOTÍCIAS