POLÍCIA CIVIL EXPANDE AÇÃO DA DELEGACIA DE TÓXICOS E ENTORPECENTES

ed_santos_1

ed_santos_1

Estão em operação, desde segunda-feira passada (1º), os quatro Núcleos Regionais de Combate ao Narcotráfico (NRCN) criados pela Polícia Civil para otimizar as ações da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), expandindo de forma direcionada a área de atuação.

Os NRCNs funcionam na sede da DTE, no Complexo dos Barris, e são responsáveis por quatro Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs): Central, Atlântico, Baía de Todos os Santos (BTS) e RMS. Cada Núcleo conta com um efetivo composto por um delegado, um escrivão e dois investigadores, além de outros dois delegados que dão suporte às investigações.

“O objetivo é obter um controle maior no combate ao tráfico de drogas e diminuir os Crimes Violentos Letais Intencionais, cuja maioria está relacionada à venda de entorpecentes”, explicou o delegado-geral Hélio Jorge.

Os Núcleos Regionais atuam em sintonia com as Delegacias de Homicídios (DH) – 1ª DH/Atlântico, 2ª DH/Central, 3ª DH/BTS e DH/RMS – e os Comandos de Policiamento Regional (CPRs) da Polícia Militar, que também atuam nessas quatro Regiões Integradas.

Outros núcleos

Os delegados Antônio Alberto Teixeira Montenegro (NRCN/BTS), Luís Marcelo Queiroz Sampaio (NRCN/Central), Pedro Fernandes da Fonseca Júnior (NRCN/RMS) e Márcio Villas Boas Alcântara (NRCN/Atlântico) coordenam as investigações nas áreas de abrangência de seus Núcleos. Toda a estrutura conta com o Núcleo de Busca e Captura, responsável pelo cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, e o Núcleo de Inteligência, que presta suporte na Análise Criminal e Sistematização de Informações, auxiliando nas investigações. Os dois também já estão em operação.

Os Núcleos funcionam em regime administrativo, ficando responsáveis pelo trabalho de inteligência nas investigações relacionadas ao tráfico de drogas, sob a coordenação do delegado Guilherme Machado, titular da DTE, que disponibilizou também dois delegados, André Silva Garcia e Maurício Cortes Moradillo, para as ações suplementares nos Núcleos Regionais de Combate ao Narcotráfico.

OUTRAS NOTÍCIAS