Plataforma de EAD apoia jovens brasileiros no primeiro emprego

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A plataforma de ensino à distância PROA surgiu com o objetivo de apoiar jovens brasileiros na busca do primeiro emprego. A inicativa foi criada pela consultoria em branding e inovação Eólica para o Instituto PROA. Quase metade dos jovens que se inscreveram na plataforma conseguiram um emprego.

“É um projeto que tem um cunho social importantíssimo nesse momento pós-pandemia onde, além da preocupação e das graves consequências da doença, muitas famílias perderam também sua renda e enfrentam enormes dificuldades econômicas”, afirma Mariana Vidigal, sócia e diretora de estratégia da Eólica.

“A Plataforma PROA prepara os jovens para o mercado de trabalho e, ao final da formação, ainda faz a ponte com grandes empresas. Dos 446 usuários que completaram todo o curso em 2021, 48% conseguiram se empregar”, completa.

Além de utilizar narrativa diferenciada e muita interação para tornar o conteúdo mais atrativo e engajar o público, Mariana conta que a elaboração do projeto envolveu ainda um contato direto e essencial com os futuros usuários.

“Nossos projetos sempre contam com técnicas de pesquisa para estruturar a experiência do usuário, com a realização de entrevistas em profundidade, testes de usabilidade e workshops. Essa visão de quem estará lá no dia a dia, utilizando a plataforma, é fundamental para que a marca possa proporcionar uma experiência que realmente faça a diferença, com os melhores resultados.”

Como funciona a plataforma

A plataforma PROA tem como público-alvo jovens brasileiros de 17 a 22 anos das escolas públicas, com baixa renda, e que queiram se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, pensando no mercado de trabalho.

Com visual impactante, a plataforma traz vídeos interativos e ilustrações de jovens, com uma linguagem verbal descontraída, sem gênero e sem uso de expressões regionais, para se tornar inclusiva e estimulante.

O modelo de usabilidade e navegabilidade foi otimizado para o aprendizado dos cinco módulos, promovendo a fluidez necessária para incentivar o jovem a continuar navegando. Testes de conceito, usabilidade, satisfação e avaliação — executados para a validação do conceito, jornada, navegação e proposta visual — garantiram a melhor experiência do usuário.

Os participantes também podem interagir em grupo com outros jovens do projeto e com tutores, que auxiliam em sua jornada de aprendizagem e criam um senso de pertencimento.

Informações: R7

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