Oposição vai lançar petição online pedindo impeachment de Dilma

4c241167115d7f4031eb79f48be48e59

4c241167115d7f4031eb79f48be48e59

Deputados da oposição na Câmara anunciaram nesta noite a formação de um movimento suprapartidário para pedir a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A informação foi antecipada pelo Estado. Parlamentares informaram ainda que vão lançar na próxima quinta-feira, às 11 horas, um site que terá uma petição pública para recolher assinaturas que chancelem o pedido de afastamento de Dilma.

O líder tucano na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que “não suporta mais três anos e meio de governo da presidente Dilma”. “Vamos começar as conversas com a finalidade de convencer os parlamentares disso”, disse, afirmando que ainda não há estimativa de quantos deputados já fazem parte do movimento. “Não temos número, mas temos parlamentares do PSC, PSDB, PPS, DEM e Solidariedade.”

Apesar de não citar o PTB, nesta terça a presidente da sigla, Cristiane Brasil (RJ), passou a integrar o movimento. Filha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), a parlamentar participou nesta tarde de uma reunião com os organizadores do movimento. Ao sair, Cristiane disse ao Estado que faria parte do movimento, mas que a legenda que comanda permanecerá independente.

Na Câmara, o PTB integrava a base governista, mas, insatisfeito com o tratamento que vinha recebendo do Palácio do Planalto, optou pela independência. O líder do Solidariedade, Arthur Maia (BA), disse que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, terá a obrigação de colocar os pedidos de impeachment para serem votados. “O Brasil quer o impeachment. Ou ele acata ou faremos um recurso ao Plenário”, afirmou. Até a semana que vem, a cúpula do movimento espera o resultado da análise de possíveis embasamentos jurídicos para o pedido de impeachment.

OUTRAS NOTÍCIAS