Multa para quem trafegar em faixa exclusiva de ônibus

138772-3

138772-3

A partir desta quarta-feira(31) será aplicada a multa para o condutor que trafegar pela faixa exclusiva de ônibus. A penalidade para quem cometer a infração gravíssima é de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O superintendente municipal de trânsito Maurício Carvalho destacou que a fiscalização visa colaborar com o funcionamento do transporte coletivo urbano e reforça que os motoristas de coletivos que saírem da faixa, no local sinalizado, também serão multados.

Isenção das multas

Só não sofrerão as penalidades por trafegar na faixa exclusiva de ônibus os veículos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e outras ambulâncias que estiverem em serviço, assim como viaturas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar. Além disso, os motoristas que precisarem realizar a conversão à direita em três pontos da via também estarão isentos da multa.


As conversões à direita são permitidas antes da entrada da Praça do Nordestino, com acesso pela Rua 10 de junho para a Praça Eduardo Fróes da Mota; nas proximidades do arquivo público para conversão na Avenida Getúlio Vargas, e logo após o centro comercial Poli Moda, com opção de conversão na Rua de Santana e, mais à frente, na Rua Monsenhor Mário Pessoa.

“Os motoristas poderão entrar à direita sem nenhum problema nestes trechos sem nenhum problema de serem notificados nem por radar nem por agente de trânsito. O motorista que contrariar as placas, os trechos permitidos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica essa infração como de caráter gravíssimo. O motorista precisa observar e respeitar a legislação”, ressaltou.

Maurício esclareceu ainda os objetivos da implantação das faixas. “Primeiro, precisamos evitar o zig zag das pessoas entrando e saindo das faixas, e aí vem a questão da grande possibilidade de uma colisão com o próprio ônibus e quando volta para a artéria principal há um fluxo intenso. Também a questão da gente poder disciplinar a quilometragem, que é de 50 Km/h, para dar mais segurança aos pedestres, e para as pessoas entenderem que em qualquer lugar do mundo faixa exclusiva de ônibus é para dar mais velocidade ao sistema”, ressaltou Maurício Carvalho.

Sinalização

O superintendente Maurício Carvalho informou que a SMTT reforçou, além da sinalização horizontal com a palavra ônibus e a velocidade de 50 Km/h, a sinalização vertical com a colocação de placas nos trechos onde será permitida a conversão à direita para os motoristas.

“Os motoristas poderão observar as placas permitindo a conversão à direita e tomar como base o início dessa placa. Também nesse trecho de ônibus não será permitido nem táxi nem van transitar”, reforçou, acrescentando que todos esses trajetos serão monitorados por câmeras e por agentes de trânsito.

OUTRAS NOTÍCIAS