Morre sétima vítima de raiva humana no Pará

agenciapara-85f5500c-3909-4f47-84af-de4ccdc7f021

agenciapara-85f5500c-3909-4f47-84af-de4ccdc7f021

Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou a sétima morte por raiva humana nesta segunda-feira (18). O homem de 39 anos estava internado no Hospital Regional de Breves. No total, são 14 casos notificados, sendo 12 mortes registradas e sete confirmadas laboratorialmente pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Instituto Pasteur, em São Paulo. Não há mais nenhum paciente internado com a doença ou sob suspeita.

De acordo com a nota, técnicos da Sespa permanecem até o mês de julho com o trabalho de investigação e prevenção à raiva humana no município de Melgaço onde a maioria dos casos foi registrado. A equipe é composta por profissionais do Departamento Estadual de Endemias e de Vigilância em Saúde da Sespa, além de profissionais da Coordenação Estadual de Zoonoses do 8º Centro Regional de Saúde (CRS). A secretaria considera a situação no local sob controle.

Situação de alerta

A Sespa emitiu um alerta epidemiológico de raiva humana para os 13 Centros Regionais de Saúde do Pará, para que seja intensificada a identificação precoce da existência de agressões por morcegos hematófagos em humanos ou em animais no peridomicílio. O município de Melgaço vai receber R$ 90 mil mensais para prevenir casos de raiva humana.

Já foram enviadas 5 mil doses de vacinas antirrábicas e mais 600 frascos de soros antirrábicos. Também foram entregues 500 mosquiteiros para a proteção dessa população. As ações se concentram na localidade de Rio Laguna, cerca de 70 km de Melgaço, onde residem aproximadamente 1.000 pessoas na comunidade. Até o momento já foram vacinadas 500 pessoas e entregues mosquiteiros para essa população.

Todos os pacientes apresentam quadro semelhante, com sinais e sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal e sinais neurológicos – paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia (dificuldade de deglutir), desorientação, hidrofobia e hiperacusia (sensibilidade a sons, principalmente agudos).

OUTRAS NOTÍCIAS