Moradora de Conceição do Coité cria sapo de estimação e diverte: “O sapo come a ração toda do cachorro”

IMG-20240105-WA0216(1)

Um bichinho de estimação convencional, outros nem tanto assim, fazem parte da vida de uma moradora do bairro dos Barreiros, em Conceição do Coité, há 110 km de Feira de Santana. Nery Oliveira, 37 anos, é amante dos sapos, anfíbios que muitos temem por não obter uma aparência agradável.

Ao Caldeirão do Paulão, Nery contou que sua paixão pelo animal começou ainda muito nova e a situação preocupou os pais.

“Tinha apenas cinco anos quando ia na roça e sempre aparecia os sapos e eu pegava para fazer carinho. Minha mãe surtava e pedia para não chegar perto deles”, relata.

Com o passar do tempo, o amor pelos anfíbios só aumentou e a coiteense resolveu ter seu próprio bicho de estimação: Frederico!

Da espécie cururu, Fred como é carinhosamente chamado pela dona é o mais comum na fauna brasileira e chegou causando na residência, sendo bem recebido apenas pela baiana.

“Encontrei Fred na rua e quando avisei ao meu marido que iria levar pra casa, ele reprovou! Comecei a disfarçar para meu esposo não perceber que eu ia levar e simplesmente coloquei o Frederico no compartimento da moto e trouxe”, disse aos risos.

Ao chegar no local, o marido de Nery estranhou o comportamento da moça pois, ela dificultava para abrir o bagageiro da motocicleta.

“Meu marido ficou me questionando e quando não tive como esconder, mostrei que Fred estava em casa. Ele não aceitou, mas, aprendeu a conviver.”.

Os sapos alimentam-se de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Algumas espécies maiores podem comer pequenos pássaros e até mesmo outros sapos, mas, o caso de Frederico é diferente.

“Ele come ração! Quem não gosta muito da ideia é o nosso cachorro pois, Fred come a comida dele toda!”, conta.

O sapo que se tornou “príncipe” tem mais do que uma vida de realeza! Sua tutora dar banho, faz carinho e até coloca pra dormir.

“Ele é um animal tão dócil e carente de atenção. Dou muito amor e carinho, mas, as vezes ele desaparece daqui de casa e depois retorna. Essa semana, por exemplo, ele deve ter tirado férias”, afirma em tom de brincadeira.

Apesar de receber elogios por ser uma mulher corajosa e com gosto exótico, Nery disse também que recebeu muitas criticas e faz um alerta.

“As pessoas dizem que sou porca, nojenta e que gosto de bicho estranho, mas, algumas não sabem que o sapo é um animal muito limpinho. Fico apavorada e chego a brigar com aqueles que jogam sal ou água sanitária neles afim de afasta-los. Se não gostam, por favor não maltratem”, finaliza.

Redação

Foto: Arquivo Pessoal

OUTRAS NOTÍCIAS