Montanhistas isolados após terremoto são resgatados de área de vulcão na Indonésia

naom_5b603947571d3

naom_5b603947571d3

Mais de 500 montanhistas e seus guias que ficaram isolados após um forte terremoto no topo do Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, foram resgatados com segurança.

A descida do Rinjani foi possível após os guias encontrarem um caminho alternativo, que não tinha sido bloqueado pelos deslizamentos de terra provocados pelo tremor de domingo.

O porta-voz da Agência Nacional de Emergências, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que 543 alpinistas foram retirados e chegaram ao anoitecer da segunda-feira. “Os últimos seis chegaram na manhã desta terça-feira (31)”, acrescentou.

Mais de 200 policiais, militares e médicos indonésios foram mobilizados para retirar o grupo. Algumas trilhas foram fechadas por precaução por medo de novos deslizamentos.

“Todos estavam cansados, mas em boas condições e foram examinados por nossas equipes de médicos assim que chegaram”, disse Nugroho sobre os alpinistas. Entre os turistas, estavam franceses, americanos, alemães, holandeses e tailandeses.

O monte Rinjani, que tem 3.726 metros de altura, é o segundo maior vulcão da Indonésia, muito procurado por alpinistas por suas vistas magníficas.

OUTRAS NOTÍCIAS