Mais de 750 estudantes desfilam nas fanfarras escolares neste 7 de Setembro na capital e no interior

Fanfarras no Colegio João Batista Caribé 036

Fanfarras no Colegio João Batista Caribé 036

Mais de 750 estudantes integrantes de 67 fanfarras escolares da rede estadual de ensino da Bahia irão participar do desfile cívico na capital e no interior. A atividade, que é organizada pelas Forças Armadas, também conta com o envolvimento direto de 100 gestores, instrutores e técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Nas escolas estaduais, as fanfarras desempenham um papel pedagógico, se consolidando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Na capital, as fanfarras se concentram a partir das 7h, no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória.

Os estudantes já estão na expectativa do desfile. É o caso de Greiciane Silva, 17, 8ª série do Colégio Estadual João Caribé, em Paripe, em Salvador. “Estou muito ansiosa e animada. Desfilar na fanfarra é um momento único que leva um ano de ensaio e dedicação. Estou muito feliz, porque foi aqui nesta família musical que aprendi a ter mais união com meus colegas e a ter mais comprometimento com os estudos”, revelou a aluna, que toca prato no grupo. A colega Gisele Aquino, 15, 1º ano, que atua como baliza, acrescenta: “É muito emocionante desfilar na linha de frente e ver as pessoas nos admirando e aplaudindo. Estou na banda há um ano e, desde então, já aprendi muito, principalmente em relação à união e ao respeito que devemos ter sempre com os nossos colegas, os nossos professores e as nossas famílias”.

Fanfarras no Colegio João Batista Caribé 019

No Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, no bairro de São Caetano, os estudantes também falam sobre este momento especial. “Participo há sete anos da fanfarra da escola, a FAMUZA, e toco trombone. Desfilar no 7 de Setembro é sempre uma emoção nova”, declara o estudante Israel Nascimento, 18 anos, 3º ano.

Já o estudante Tayrone Gomes, 18, 8ª série, diz que a participação na Fanfarra da Escola Estadual Raul Sá, no bairro Mussurunga,  tem sido fundamental para a sua formação cidadã. “Estou há apenas um ano no grupo e já melhorei muito o meu comportamento em sala de aula. Estou mais disciplinado, não falto aula e estou mais interessado em estudar graças ao incentivo que recebemos na fanfarra”, destaca.

Integração – O regente Hermival Rego fala sobre o papel pedagógico das fanfarras. “Por meio deste trabalho lúdico, os alunos se tornam agentes transformadores de sua realidade”, afirma. É o que também acredita a diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, Leonídia da Silva Pinto. “A fanfarra é uma ferramenta de resgate pedagógico. Além de trabalhar fundamentos da arte, as fanfarras estão voltadas à formação musical, levando para os nossos estudantes o sentimento de pertencimento e contribuindo para que eles construam a sua identidade estudantil”.

Veja a lista de unidades escolares que irão participar do desfile no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Fotos | Claudionor Junior

OUTRAS NOTÍCIAS