Mais de 5 mil livros arrecadados em Feira são entregues a criança em Santanópolis

82184-3

82184-3

Os mais de cinco mil livros arrecadados em Feira de Santana foram entregues no domingo (4) com festa, na cidade de Santanópolis. Os livros foram doados para o garoto Ricardo Oliveira Costa, de 11 anos, que ficou conhecido nacionalmente por conta de seu sonho de compor uma biblioteca na cidade.

Em caravana com o grupo Amantes do Fusca, o repórter fotográfico Antônio Magalhães, idealizador da campanha para arrecadar os livros em Feira de Santana foi recepcionado pela comunidade local, pelo secretario de Educação e Cultura, Gilmario Santos da Silva e pelo prefeito Juarez Almeida Tavares, na Praça Padre Lúcio Ornelas, em frente a Biblioteca Pública Municipal Valdice Cunha.

Magalhães agradeceu ao empenho da população de Feira de Santana, dos permissionários do Mercado de Arte Popular (MAP), dos colegas dos Amantes do Fusca e dos radioamadores, pelo grande numero de livros arrecadados e pelo empenho em ajudar a tornar o sonho do estudante uma possível realidade.

“Se depender de mim não vai ficar só na arrecadação dos livros, se possível vamos nos mobilizar para que mais coisas sejam doadas para a biblioteca de Ricardinho. Agradeço aos meus companheiros do MAP, que tanto me ajudaram e me apoiaram nessa campanha e aos meus amigos do Amante do Fusca e radioamadores que se disponibilizaram em trazer os livros até aqui” agradeceu Magalhães.

O garoto Ricardo falou da importância dos livros na vida das pessoas. “Os livros podem transformar as nossas vidas, são fontes de conhecimento e de lazer, por isso que tanto quero essa biblioteca, para que eu possa proporcionar ao povo da minha cidade mais leitura e uma vida melhor”, ressaltou o garoto.

E para encerrar ele agradeceu a Magalhães pelo grande número de livros arrecadados e pelo apoio ao seu projeto de vida. “Obrigado seu Magalhães por me trazer tantos livros e por me ajudar nesse projeto, Deus lhe ajude o senhor é um homem bom,” encerrou chorando.

Maria José Cerqueira de Oliveira, mãe de Ricardo, é a maior incentivadora do filho, afirma que a ideia surgiu do próprio garoto e que ele trabalha em cima disso desde criança.

“Eu o acompanho e o incentivo. Mas os esforços são dele. Ricardo já faz esse trabalho há seis anos. Todo mundo ajuda da forma que pode e como ele gosta muito de ler, ele resolveu dar esse incentivo à população e está conseguindo. Ele faz um trabalho brilhante e tem dado certo”, destacou.

O prefeito Juarez Tavares, que através da secretária de Educação disponibilizou um micro-ônibus, o carro de som e toda infraestrutura do evento disponibilizou, um engenheiro e alguns técnicos da prefeitura para viabilizar um projeto arquitetônico da futura biblioteca de Ricardo.

Erisvalter Dantas, Ivo Lobo e Luciano Cedraz, membros da Loja Maçônica Estrela da Paz também estiveram no local fazendo doação de livros. Também estiveram presentes no evento o ex-prefeito Paulo Ribeiro e o comerciante Natanael Golveia e a esposa Sônia.

Jorge Magalhães

OUTRAS NOTÍCIAS