Lavagem da Matriz volta acontecer

Foto 2 -quixabeira- marcos-cruz (2)

Foto 2 -quixabeira- marcos-cruz (2)

No próximo dia 31 de janeiro, um dos eventos mais tradicionais da cultura feirense voltará a acontecer depois de quase 30 anos: a Lavagem da Praça da Matriz. Depois de alguns anos de muitas tentativas, a festa vai acontecer e a comissão organizadora está correndo atrás de apoios e patrocínios para que o evento retorne em grande estilo e se consolide no calendário das festividades de Feira de Santana.

A festa sempre foi um marco na cultura não só da cidade, mas da região, já que pessoas de várias cidades próximas sempre vieram prestigiar o evento. O ex-vereador Antônio Renildo Brito criou um projeto na Câmara de Vereadores, que contemplava a volta da festa, e este foi aprovado pelos demais edis e sancionado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Mesmo com a sanção do prefeito, nós enfrentamos dificuldades para articular todos os detalhes e somente agora, depois de oito anos é que conseguimos viabilizar esta situação e a festa volta a acontecer marcando assim o resgate deste tradicional evento cultural”, informou Renildo Brito, que é presidente da comissão organizadora da festa.

A comissão é composta por pessoas conhecidas da sociedade que têm relevantes serviços prestados, a exemplo de Marialvo Barreto, Vilma Soares, Iramá Lima, Reginaldo Tracajá dentre outros, que estão se esmerando para que o evento aconteça da melhor maneira possível.

A lavagem contará com uma programação diversificada, com manifestações culturais e apresentações de música e do samba de roda da Quixabeira da Matinha. “Nós ainda estamos correndo atrás de outras atrações para ‘rechear’ e tornar ainda mais atrativa a nossa grade de programação. Estamos ainda em busca de mais apoios, principalmente dos comerciantes e empresários, daqueles que têm uma identidade cultural com a nossa cidade”, declarou Renildo Brito.

O trajeto do evento será iniciado às 9h da manhã com saída em frente à prefeitura e o percurso segue pelas ruas da cidade com o encerramento na Praça da Matriz. “A gente espera que a população abrace esta causa e assim a festa possa ser não só revivida, mas consolidada no calendário. Esta com certeza será a primeira de muitas edições que ainda faremos da Lavagem da Matriz”, observou Renildo Brito.

Folha do Estado

OUTRAS NOTÍCIAS