Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Jogador de seleção é condenado a 1 ano de prisão com suspensão condicional por caso de chantagem de colega com vídeo íntimo

Jogador de seleção é condenado a 1 ano de prisão com suspensão condicional por caso de chantagem de colega com vídeo íntimo

A Justiça da França condenou nesta quarta-feira (24) o jogador de futebol Karim Benzema a um ano de prisão, mas com suspensão condicional da pena, por cumplicidade na chantagem ao também jogador Mathieu Valbuena com um vídeo íntimo.

A sentença do tribunal correcional de Versalhes diz que “Benzema se envolveu pessoalmente […] para convencer o companheiro de equipe a aceitar a chantagem” e que o atacante do Real Madrid mostrou “certo júbilo” e “nenhuma benevolência” com seu ex-colega de seleção francesa.

Benzema também foi condenado a pagar 75 mil euros de multa (cerca de R$ 470 mil), mas seus advogados já anunciaram que vão recorrer da decisão. A pena imposta foi superior à pedida pela Procuradoria francesa (dez meses).

Os outros quatro acusados foram condenados a penas que vão de 18 meses de prisão, também com suspensão condicional (quando a pena é substituída por outras medidas determinadas pela Justiça), a até dois anos e meio de prisão com cumprimento obrigatório.

Entenda o caso

Em 6 de outubro de 2015, Benzema foi ao quarto de Valbuena, na concentração da seleção francesa, e disse ao colega que poderia apresentar “alguém de confiança para ajudar a administrar” a possível divulgação de um vídeo comprometedor.

Valbuena diz que teve a sensação de ser chantageado. Benzema não falou em nenhum momento sobre dinheiro, mas a pessoa que recomendou ao colega de seleção foi seu amigo de infância, Karim Zenati, com o qual chantagistas haviam entrado em contato para pressionar Valbuena.

Eles tinham procurado primeiro o então jogador Djibril Cissé, que se recusou a colocá-los em contato com Valbuena e ainda alertou o colega sobre a existência do vídeo. Depois, fizeram a nova tentativa por Benzema.

Seleção francesa

As consequências do escândalo foram além da Justiça. Tanto Benzema quanto Valbuena deixaram de ser convocados para a seleção francesa em 2015 — até o inesperado retorno de Benzema neste ano, na Eurocopa.

Os jogadores de futebol franceses Mathieu Valbuena (esquerda) e Karim Benzema se abraçam durante o hino nacional, antes do jogo entre França e Nigéria, pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil, em 30 de junho de 2014 — Foto: Franck Fife/AFP

Karim Benzema, atacante do Real Madrid, reage durante partida contra o Granada, pelo Campeonato Espanhol, em 21 de novembro de 2021 — Foto: Jon Nazca/Reuters

No dia 10, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, afirmou que Benzema continuaria a ser convocado para a seleção mesmo se fosse condenado.

“O treinador será sempre responsável pela sua seleção, e Benzema não será excluído devido a uma possível sanção judicial. Jamais vou intervir para que ele não seja convocado”, disse Graët em entrevista ao jornal “Le Parisien”.

Benzema tem 33 anos, é atacante e joga atualmente no Real Madrid. Valbuena tem 33 anos, é meio-campista e atua no Olympiakos, da Grécia. Ao contrário de Benzema, Valbuena nunca mais foi convocado para a seleção.

Informações; G1

OUTRAS NOTÍCIAS