Irã acusa Israel de ‘inventar pretextos’ para atacar a Síria

colinas-de-gola

colinas-de-gola
O Irã acusou nesta sexta-feira (11) Israel de “inventar pretextos” para atacar a Síria, um dia depois dos bombardeios israelenses contra supostos alvos iranianos e sírios neste país.
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Ghasemi, citado pela agência Isna, condenou “com firmeza os ataques do regime sionista”.
Na quinta-feira, Israel anunciou que atacou posições “iranianas” na Síria, em represália por ataques do Irã contra a parte das colinas de Golã sob controle do Estado hebreu. O ataque deixou mais de 20 mortos. Golã é um território sírio que Israel ocupou na Guerra dos Seis Dias de 1967 e anexou mais tarde em uma decisão não reconhecida pela comunidade internacional.
A tensão entre Israel e Irã aumentou desde que o presidente americano Donald Trump anunciou a saída dos EUA do acordo nuclear assinado com o Irã e potências ocidentais em 2015. Israel, que é o principal aliado dos EUA no Oriente Médio, apoiou a decisão de Trump e já disse que não deixaria o Irã se estabelecer na guerra da Síria. O Irã tem ajudado o presidente sírio, com centenas de soldados e algumas bases militares, a derrotar uma rebelião de mais de sete anos.

OUTRAS NOTÍCIAS