Influenciadores miram em mães para propagar conteúdo antivacina

Capturar-8

O ditado diz que “quando nasce uma mãe, nasce uma culpa”. É uma das formas de descrever como novas mães geram também autocobrança sobre o cuidado com os filhos. Essa é a realidade da maternidade desde sempre, mas tem outros desdobramentos quando o assunto é vacinação. Em muitos casos, o suposto ideal de proteção das crianças tem apontado para direção contrária aos imunizantes. E influenciadores de redes sociais têm justamente evocado o instinto materno para aumentar a propagação de conteúdos antivacina – em especial com a pandemia da Covid 19.

“As mães sempre foram peças-chave no movimento antivacinação, pois tendem a ser as principais cuidadoras das crianças. No entanto, durante a pandemia, vimos tentativas coordenadas de incentivar a recusa da vacina entre as mães, principalmente nas redes sociais”, conta a pesquisadora Stephanie Alice Baker, da Universidade de Londres.

Ao lado de Mike James Walsh, da Universidade de Camberra (Austrália), ela se debruçou em um estudo das táticas e técnicas de comunicação que esses influenciadores usaram na pandemia para desencorajar as mães a vacinarem seus filhos.

“Descobrimos que os influenciadores antivacinas adotaram três representações maternas para incentivar a recusa da vacina entre as mães: a mãe protetora, a mãe intuitiva e a mãe amorosa”, conta Stephanie.

As publicações, mostra o estudo, se adaptam a cada perfil. No caso da mãe protetora, focam que uma mãe deve garantir a segurança dos filhos e protegê-los, inclusive de supostos riscos das vacinas. Imagens com mães carregando os filhos e com textos contrários à imunização são comuns.

No caso da mãe intuitiva, as publicações trazem histórias de mães falando sobre supostos efeitos negativos dos imunizantes nos filhos. No mesmo sentido, com mensagens como “Confie nas mães” ou “Mães sabem o que é melhor”, a oposição categórica às vacinas seria parte do papel de uma mãe amorosa, segundo os influenciadores.

Informações: O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS