Hospital da Mulher promove a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

149075-3

149075-3

A nutricionista Dení Santiago, mãe da garota Sophie Louise (de apenas 50 dias), é doadora de leite materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Para ela, essa prática é fundamental tanto para a mãe – que se sente útil doando – e para os bebês que necessitam do leite.

“Sempre brinco dizendo que venho aqui partilhar o leite com os coleguinhas, porque poderia ser a minha filha nessa condição e seria importante que outras mães se sensibilizassem”, explica a mãe doadora.

O gesto de solidariedade, que serve como incentivo para outras mães, é um dos temas abordados durante a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher (SMAM) que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto.

Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação (WABA) e comemorada em todo o mundo na primeira semana de agosto, a SMAM tem o apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLHs), Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classe e ONGs.

Ao longo de sete dias, o evento discute sobre nutrição adequada, segurança alimentar e redução da pobreza perpassando pelo tema “Aleitamento Materno: a base da vida”. Ações educativas com o objetivo de incentivar, apoiar e garantir este ‘ato singelo’ serão realizadas tanto no Hospital da Mulher quanto em unidades escolares privadas e públicas, bem como em ruas do Centro.

“A SMAM 2018 chama a atenção para a redução da pobreza, das desigualdades e insegurança alimentar através da prática do aleitamento materno. Todas as atividades desenvolvidas objetivam destacar a importância da amamentação para o alcance de objetivos”, explica a responsável técnica do BLH, a enfermeira doutoranda Camilla Martins.

Ciclo de palestras

As inscrições podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e um frasco de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel) através no Banco de Leite do Hospital da Mulher: rua Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, ou pelo tel.: 75 3602-7156.

A programação, voltada para profissionais de saúde e estudantes, tem início no dia 1º (quarta), às 10h, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o evento científico V Encontro de Aleitamento Materno do BLH do Hospital da Mulher.

As mães doadoras em situação de vulnerabilidade econômica e social serão contempladas, ao longo da semana, com cestas básicas arrecadadas durante o período de inscrições para a SMAM.

No segundo dia (2), às 9h30min, brindes serão entregues ao primeiro e segundo recém-nascidos nas enfermarias do HIPS, assim como uma placa de homenagem para mãe doadora do ano de 2017.

Com o propósito de destacar a importância do aleitamento materno como uma prática cultural que deve ser ensinada às novas gerações, na sexta (3), às 10h, funcionários do BLH realizam palestra e distribuição de folders e brindes para os estudantes do ensino fundamental do Colégio Simétrico, durante o Encontrinho de Aleitamento Materno de Feira de Santana.

No sábado (4), às 9h, a equipe BLH vai às ruas – cruzamento da Avenida Getúlio Vargas/Senhor dos Passos – e realiza “adesivaço” em veículos como incentivo ao aleitamento materno.

Após o fim de semana, no dia 6, às 9h, ampla programação voltada às mães que realizam pré-natal de alto-risco no ambulatório da unidade. À tarde, às 15h, as mães participantes do Método Canguru (assistência ao recém-nascido prematuro e sua família) serão contempladas com atividades lúdicas, roda de conversa e sessão de fotografia com os filhos.

No encerramento na terça (7), às 9h, gestantes e puérperas acompanhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Aviário I e II participam do projeto itinerante “Falando sobre Aleitamento”.

Especialmente, no dia 11 (sábado), às 8h30min, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), a equipe técnica do BLH e alguma mães doadoras participam do evento “Hora do Mamaço” promovido pelo grupo Grão de Amor.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, a SMAM ressalta o incentivo e a importância da doação de leite materno.

“O Banco de Leite do Hospital da Mulher é uma referência e está credenciado pela rede global de banco de leite humano na categoria A. Este evento serve como aperfeiçoamento dos profissionais e incentivo à população, já que nossa taxa de prematuridade é de onze por cento. Por isso é necessário que a população abrace essa causa”.

OUTRAS NOTÍCIAS