Higienização de animais no Parque

3182013095233

3182013095233

O jato de água fria é direcionado à barriga do touro com mais de mil quilos, que não reage aos movimentos circulares do tratador, esfregando um pano com sabão que deixa o couro brilhando. O movimento no banheiro para animais do Parque de Exposição João Martins da Silva começa a aumentar.

Todos os dias dezenas de touros, vacas e novilhos são levados para fazer a higiene. Na água colocam sabão em pó – tradicional ou de coco, mais cloro, que tira as manchas do couro do animal. Aluisio Henrique dos Santos demontra intimidade com o animal, que pesa algumas dezenas de arrobas, ao passar o pano com sabão na cara dele.

E os animais são bem cuidados – desde as argolas ao banho recebem um tratamento de primeira qualidade. Em tom de graça, um dos tratadores diz, enquanto joga água no lombo de uma vaca que vale milhares de reais, que “é bom ser bicho de um rico”.

Depois do banho, quando necessário os tratadores raspam os pelos das orelhas, deixam a ponta do rabo mais elegante e se concentram nos cascos, que são aparados. Afinal, animais de elite não podem ir para a pista sujos ou com os cascos apresentando imperfeições.

Informações – SECOM/PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS