Expofeira: Veterinário de plantão no Parque

592013082702

Equinos estressados ou desidratados, ovinos com sobrecarga metabólica devido a sobrecarga de grãos, bovinos com problemas por excesso alimentar. Um veterinário e três estagiários contratados pela Prefeitura de Feira de Santana são as referências às urgências no atendimento aos animais que estão participando da XXXVIII Exposição Agropecuária de Feira de Santana.

Os plantões são de 24 horas. O atendimento é gratuito – mas os expositores são os responsáveis pela compra dos medicamentos indicados. Neste ano o grupo ainda não fez nenhum parto, procedimento geralmente relacionado às vacas leiteiras.

“Os cavalos podem se desidratar durante as competições”, diz o veterinário Raílson Brandão. Outro problema são as contusões, que impedem que estes animais caminhem normalmente – e os prejudiquem nas competições, caso participem.  O estresse está relacionado à mudança do seu habitat e o barulho provado pelos visitantes do parque.

Os bovinos são os animais que menos apresentam problemas de saúde relacionados à alimentação, porque, de acordo com o veterinário, consomem ração feita pelos próprios tratadores. Os ovinos de alta linhagem consomem mais proteínas e apresentam cólicas vesicais.

 Caso precise de um atendimento mais sofisticado o animal é transferido para clínicas especializadas. Informações são da Secom.

OUTRAS NOTÍCIAS