Expofeira 2013:Grandes e adestrados

292013073100

292013073100

Quatro touros da raça nelore, PO (Puro de Origem) chamaram a atenção do público que foi ao Parque de Exposição João Martins da Silva neste domingo, 1: são extremamente mansos. Andam de um lado para o outro do parque, guiados por quatro adestradores. Fórmio de Sara, Capitão, Boi Cego e Novo Itapuã, na verdade, são animais de sela.

 Eles também atendem a comando. Um dos adestradores pediu que um deles se deitasse e ficou sob a sua pata direita. De tão tranquilos, algumas crianças pegaram carona sobre seu lombo.  De acordo com o tratador Noé Carvalho, o tempo gasto no adestramento chega a dois anos. “Fazemos o adestramento racional do nelore”, explica. Como racional entende-se o não uso dos maus tratos no processo de aprendizagem.

 Eles são recompensados a cada movimento realizado corretamente e não são repreendidos quando erram. “Por isso usamos como boi de sela, de tração e quando vamos apartar o gado no pasto”, diz o adestrador. “Leva-se cerca de dois anos para que os animais atinjam o nível desejado”.

 Os touros começam a ser adestrados por volta dos seis meses de vida. “O treinamento é iniciado quando eles ainda são pequenos”, comenta Noé Carvalho. Mas a escolha não é feita aleatoriamente. “Prestamos atenção no comportamento, na índole destes animais.  Apenas aqueles que consideramos bons, são adestrados”. SECOM/PMFS.

OUTRAS NOTÍCIAS