Ex-governador da Bahia Antonio Lomanto Júnior falece aos 90 anos

Lomanto-Júnior

Lomanto-Júnior

O ex-governador da Bahia Antonio Lomanto Júnior faleceu na noite desta segunda-feira (23/11/2015), aos 90 anos. A família informa que atos fúnebres foram programados em Salvador e Jequié. Em Salvador ocorre velório na terça-feira (24/11 – ao longo do dia), no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, n. 1330, ao lado do Passeio Público, próximo ao Campo Grande); em Jequié, durante o dia de quarta-feira (25/11) o corpo é velado na Catedral de Santo Antônio; o sepultamento foi programado para às 17 horas de quarta-feira (25/11), no Cemitério São João Batista (Jequié-BA).

Confira a nota de falecimento emitida pela família

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, na noite desta segunda-feira (23/11/2015), aos 90 anos, do ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto Júnior. Político de destaque no estado, Lomanto Júnior passou por diversos cargos eletivos. Começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié, no sudoeste do estado, lugar onde nasceu. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade, alcançando projeção ao levantar a bandeira do municipalismo, fato que o levou a conquistar o governo do estado no ano de 1962, sendo eleito o governador mais jovem da história da Bahia, aos 37 anos. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.

Político cumpridor de suas obrigações, sempre esteve voltado para atender os interesses da população, com honestidade, competência, dedicação e responsabilidade. Costumava dizer: “Sou político para servir, não para ser servido”. Primou pela ética na política, característica tão difícil de encontrar nos dias atuais.

Líder municipalista, enfrentava os poderosos com coragem cívica, buscando sempre o melhor para os municípios. Essa postura lhe valeu a presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir de 1959.

Com muita habilidade para fazer amizades, Lomanto Junior transformou a sua vida privada e pública em um celeiro de grandes amigos, de todos os segmentos.

OUTRAS NOTÍCIAS