EUA interrompem negociação e decidem aplicar medidas restritivas sobre aço e alumínio brasileiro

2018-03-07t205059z-1074563895-rc115bbaef20-rtrmadp-3-usa-trade-canada

2018-03-07t205059z-1074563895-rc115bbaef20-rtrmadp-3-usa-trade-canada

Nesta quarta-feira (2) o governo informou que os EUA interromperam as negociações e decidiram aplicar, imediatamente, medidas restritivas para a importação de aço e alumínio brasileiro que estavam temporariamente suspensas.

De acordo com o governo, a Casa Branca ofereceu ao Brasil a opção de sobretaxa ou quotas de exportação. O setor de alumínio deve optar pela primeira e, o de aço, pela segunda.

As tarifas entraram em vigor no dia 23 de março para todos os países, exceto Canadá e México. No caso de Brasil, Austrália, Argentina, Coreia do Sul e União Europeia, houve acordo preliminar para isenção temporária da sobretaxa até 30 de abril, quando chegou ao final o prazo das negociações.

Na segunda (30), a Casa Branca havia anunciado um acordo preliminar com o Brasil sobre o tema, cujos detalhes seriam finalizados em até 30 dias, e a prorrogação da medida que isentou o país da sobretaxa.

Entretanto, em nota divulgada nesta quarta, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores informaram que os EUA decidiram interromper as negociações e aplicar medidas restritivas imediatamente.

“No dia 26 de abril, as autoridades norte-americanas informaram decisão de interromper o processo negociador e de aplicar, imediatamente em relação ao Brasil, as sobretaxas que estavam temporariamente suspensas ou, de forma alternativa e sem possibilidade de negociação adicional, quotas restritivas unilaterais”, diz a nota.

Mais tarde nesta quarta, o ministro da Indústria, Marcos Jorge, explicou que, para o governo brasileiro, a prorrogação da isenção, anunciada pelos EUA na segunda, não está valendo porque não foi oficializada até o momento

“Até que hajam atos publicados nós não tomamos [a isenção] como uma decisão que foi tomada pelo governo norte-americano”, disse Jorge.

 

OUTRAS NOTÍCIAS