“É muito cara de pau, ele tem que trabalhar”, diz Governador Rui Costa sobre Prefeito Colbert em visita a Feira de Santana

IMAGEM_NOTICIA_0-2

Na manhã desta sexta-feira (28), o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve na sede do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – BEIC em Feira de Santana, para a cerimônia de entrega dos 126 novos veículos, que incluem motos e viaturas, para a Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando Policial da Região Leste – CPRL, que serão distribuídas paras os 99 municípios do leste da Bahia, destas cerca de 30 veículos ficarão em Feira de Santana reforçando o equipamento do policiamento da cidade.

Durante coletiva de imprensa, quando questionado sobre a sua opinião em relação as criticas do Prefeito Colbert Martins sobre a fila de regulação na saúde do estado, Rui foi categórico em chamar o chefe do executivo feirense de “Cara de Pau”, e informou que tanto o prefeito de Feira de Santana quanto o de Salvador cancelaram os contratos de cirurgias coletivas, relatando como um dos motivos do congestionamento da saúde nos municípios, gerando uma carga maior para o estado.

“É muita cara de pau, tanto o Prefeito de Feira de Santana, quanto o de Salvador cancelaram um volume grande de cirurgias. Salvador cancelou contratos que somam mais de 4 mil cirurgias por mês e aqui em Feira também. E por incrível que pareça o cancelamento ocorreu no início deste ano, não quero crer que tenha sido uma estratégia planejada para piorar a regulação dos pacientes. Porque tanto Feira quanto Salvador, elas têm autonomia em relação à saúde, são chamadas Saúde Plena, ou seja, o município recebe dinheiro direto do Ministério da Saúde, o dinheiro não passa pelo governo do estado, então tanto para Feira de Santana, quanto para Salvador o dinheiro vem direto do Ministério para a prefeitura. A prefeitura é quem contrata as cirurgias de médias complexidades ou de alta complexidade. O que é que eles fizeram em Salvador e Feira? Cancelaram. E ao cancelar você aumenta a quantidade de cirurgias que o estado tem que fazer, o estado está tendo que construir casa de acolhimento à mulher, porque a prefeitura não fez. É muita cara de pau, não fazem e reclamam dos outros. Eu nem quero falar isso para não pensarem que estou à candidato da prefeitura de Feira,” salientou Rui.

Rui Costa destacou ainda que fica incomodado ao ver uma cidade do porte de Feira de Santana da forma que está, e que o Colbert deveria começar a trabalhar pois “trabalhar é bom”, ao invés de, segundo as palavras do Governador, “ficar de politicagem e picuinhas em entrevistas”.

“Eu fico incomodado, eu passo por Feira, toda vez e a cidade está suja, abandonada, cheia de mato, lixo, escura. Uma cidade grande, bonita dessa, maltratada…, eu me incomodo profundamente. As praças abandonadas e o cara fica só fazendo politicagem, bobagem na mídia. Vai investir na saúde, colocar os postos para funcionarem, contrate. A prefeitura tem dinheiro, recebe do Ministério, contrate cirurgia da rede privada. Monte uma maternidade para o município, monte um Hospital Municipal, faça alguma coisa, trabalhe. Trabalhar é bom, nada supera o trabalho, é melhor do que ficar dando entrevista… entrevista é bom, mas depois que você trabalha,” apontou.

OUTRAS NOTÍCIAS