Dupla BA-VI ocupa juntas as últimas posições

download

download

Bons tempos quando a segunda-feira era o dia mundial da resenha. Torcedores da dupla Ba-Vi riam da miséria do rival ou comemoravam juntos um triunfo. Porém, a situação atual é de choro coletivo. Bahia e Vitória seguram a penúltima e última colocações da Série A, respectivamante. No estado, falar de futebol virou papo chato e melancólico.

Desde 1971, primeiro ano do Brasileirão, Bahia e Vitória nunca estiveram juntos nesta situação atual. Ver as duas torcidas desesperadas assim, apenas em 1989, quando ambos foram para o torneio da morte – quando seis clubes brigavam entre si por duas vagas para seguir na Série A. Na época, ambos conseguiram escapar.

De todas as edições do Brasileirão com possibilidade de rebaixamento, tricolores e rubro-negros estiveram juntos em oito oportunidades na mesma chave ou em turno único. Neles, o Vitória amargou a lanterna apenas em seis rodadas, enquanto o rival em cinco. Quando se refere à penúltima posição, o Tricolor segurou a vice-lanterna 13 vezes na história, e o Leão, em três momentos.

Em 1991, enquanto o Esquadrão terminou em 13º, o Leão frequentou os dois últimos lugares em apenas duas rodadas. Porém, terminou em último e, claro, acabou rebaixado.

O oposto ocorreu em 2003. Naquela edição, a torcida vermelha e preta viu o rival terminar na lanterna, enquanto seu time ficava na 16ª colocação no Brasileirão. O Esquadrão ocupou a última posição ao longo de três rodadas, e a vice-lanterna, ao longo de cinco.

Depois de 2003, Bahia e Vitória só voltaram a disputar juntos a Série A no ano passado. Com um time mais arrumado, o Leão não foi para a zona de rebaixamento em nenhuma rodada, enquanto o Tricolor frequentou o Z-4 em duas oportunidades – mas na 17ª posição. Porém, ambos escaparam e o final do ano terminou ameno

OUTRAS NOTÍCIAS