Diversos estados já decretaram estado de emergência por conta do alto avanço da dengue; Feira de Santana segue adotando medidas emergenciais

dengue_materia_vini

Desde o início de 2024 o Brasil registra um grave surto de dengue, e os números catalogados já superam os contabilizados no pico da doença em 2023. Segundo os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, até o último dia 20, o país já somava mais de 740.942 casos prováveis de dengue, o que representa uma alta de 315%. De acordo com a secretaria de saúde do país, os números de pessoas atingidas neste ano já superam o total contabilizados nos anos de 2017, 2018 e 2021.

Casos de dengue da Bahia

Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) o estado já registra mais de 8600 casos suspeitos da doença, e dentre os municípios baianos, 13 já declararam epidemia de dengue e outros oito estão em estado de risco ou sob alerta.

Na tentativa de reduzir o avanço do mosquito Aedes aegypti a secretária de saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniu com cerca de 70 prefeitos para levantarem ações que ajudem no combate ao mosquito no Estado.

Dentre os pontos citados aos presentes, foi enfatizado a vacina que já disponibilizada entre as cidades, além de ações particulares feitas por cada gestor.

Situação da dengue em Feira de Santana

Feira de Santana já apresenta mais de 166 casos de dengue, onde seis pacientes encontram-se internados, 5 na rede particular e 1 na UPA da Queimadinha.

Na intenção de combater o avanço da doença, a Secretaria Municipal de Saúde da princesa do sertão disponibiliza vacinas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) da cidade.

É importante salientar que os postos ligados ao programa Saúde na Hora, possuem horários ampliados de atendimento ao público (das 8h às 20h 30). Entre as unidades estão: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Ainda na tentativa de frear o mosquito, a prefeitura realiza no próximo sábado, dia 24, mutirão de vacinação nos distritos de Matinha e Tiquaruçu. Terão acesso aos imunizantes, as crianças de 10 a 14 anos residentes nos locais citados e os mesmos devem ir as unidades de saúde dos respectivos municípios.

Cuidados no combate ao mosquito

Na intenção de combater a proliferação do mosquito da dengue, é importante criar estratégias contra ele e ainda reiterar cuidados básicos que contribuam com a evacuação do Aedes aegypti.

  • Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
  • Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
  • Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
  • Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
  • Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;
  • Utilização dos imunizantes de acordo com o público-alvo;

Redação

OUTRAS NOTÍCIAS