De seis meses para 5 dias: prazo para abrir empresa no Brasil poderá ser reduzido

abrir-empresa

abrir-empresa

Ocupando a 121ª posição no ranking do relatório “Doing Business”, do Banco Mundial, no quesito abertura de empresas num total de 185 países pesquisados, o governo brasileiro pretende colocar o Brasil no mesmo prazo estabelecido para a abertura de empresas em países do Primeiro Mundo. Sendo assim, o tempo gasto para abrir um a empresa poderá cair de seis meses para cinco dias.

Para isso, a Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República pretende entre outras medidas, adotar o cadastro único para as micro e pequenas empresas com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).  Haverá um guichê único nas juntas comerciais, que também poderá ser usado para o fechamento das empresas.

Esperamos que realmente essa iniciativa  torne-se realidade no Brasil, pois sabemos que o excesso de burocracia é um grande obstáculo para o desenvolvimento dessas empresas, contribuindo para sua extinção em média, num prazo de cinco anos. Outro fator considerável seria a diminuição das demandas estatais. Redação: Lizangela Veiga.

OUTRAS NOTÍCIAS