Cresce números de franquias em Feira de Santana

84249-3

84249-3

O sistema de franquias cresceu muito em Feira de Santana nos últimos anos, atraindo novos empreendimentos e transformando o setor em um dos mais promissores do município, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No estado da Bahia existem 2.764 unidades de franquias dos mais variados segmentos. O que representa uma participação de 3,8% no mercado nacional do setor, e quinta posição entre os estados brasileiros. Feira de Santana conta com 184 unidades e tem participação de 6,7% no mercado baiano. É a segunda cidade da Bahia com maior número de franquias, sendo Salvador, a primeira.

O empresário Brian Sampaio decidiu apostar no ramo e após pesquisar não teve dúvidas na hora de investir. Segundo Brian, franqueado da Kopenhagen, em tempo de crise muitas pessoas querem investir e encontram no sistema de franquia segurança. “Nesse contexto, algumas pessoas não tem plano de negócio ou mesmo marca consolidada. O franqueador oferece marketing, plano de negócio, contatos de fornecedores, além do auxílio. Tudo isso é oferecido”, afirmou.

Apesar de tantos aspectos positivos, Sampaio aponta como ponto negativo o fato de que toda ação deve passar por avaliação do franqueador. “Tudo que você imaginar deve passar pelo aval deles. O que nos tira certa autonomia”, contou.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor regional da ABF, Leonardo Lamartine, informou que o setor cresce historicamente em tempos de crise e recessão. “Aqueles empresários que tinham programado uma reserva financeira para empreender em 2015 acabam procurando as franquias por ter um risco menor”.

Lamartine ainda diz que Feira de Santana tem uma forte tendência de crescimento por ser uma cidade estratégica. “É o segundo município na Bahia em números de unidades e avaliação que podemos fazer é a mais positiva possível. Feira ainda será um polo”, afirmou.

Danilo Freitas

OUTRAS NOTÍCIAS