Comunidade da Gabriela comemora recuperação da Escola Margarida de Oliveira

2492015180848

2492015180848

Uma nova escola, com uma infraestrutura moderna, ampla, arejada e equipada com móveis de resina e todos os itens do Projeto Reequipar. Foi assim que ficou a Escola Municipal Margarida Lisboa de Oliveira, entregue oficialmente pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho à comunidade do bairro Gabriela, na manhã desta quinta-feira, 24. A unidade de ensino foi requalificada, de acordo com o novo padrão arquitetônico da Rede Municipal de Ensino.

Dezenas de pessoas visitaram a escola que atende a aproximadamente 300 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental. A dona de casa Nair Pereira dos Santos, que mora na Gabriela há 20 anos, disse estar feliz com a nova sede da escola. Ela é a avó de Luís Otávio Valério Marques, aluno do Grupo 5. “Agora sim a escola está linda, toda colorida, com tudo de primeira. Antes realmente estava desarrumada”, conta Nair.

A professora Cleidiane Cerqueira Moreira, que atua em dois turnos na escola, com turmas do 4º ano, diz que um ambiente mais apropriado não é o único determinante para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas, mas acaba influenciando. “As salas de aulas são limpas, ventiladas, mais iluminadas e amplas. Enfim, tudo isso nos permite ter um espaço mais agradável e acolhedor. Claro que esses aspectos influenciam de alguma maneira nossas atividades em sala de aula. Até as crianças se sentem mais acolhidas”, defende.

Durante visita a escola, o prefeito relembrou o início da sua carreira política, pois em seu primeiro mandato, como vereador, no ano de 1982, teve no bairro da Gabriela seu primeiro encontro com a comunidade como ocupante de um cargo público.

“Muita coisa mudou de lá para cá, mas me lembro como se fosse hoje quando a comunidade apresentou entre suas reivindicações àquela época a necessidade de uma escola pública no bairro. As crianças atravessam todo o bairro e cruzavam a avenida Eduardo Fróes da Mota para frequentar aulas no Colégio Estadual Assis Chateaubriand. Naquela época, lutamos pela a fundação desta escola, a Margarida Lisboa de Oliveira e hoje estamos aqui entregando de volta à Gabriela, esta mesma unidade totalmente recuperada, de fato, parece uma nova escola”, conta José Ronaldo.

A professora Valéria Portugal dos Santos, diretora da unidade de ensino, agradeceu às autoridades pela obra e disse que o novo espaço “proporciona mais segurança e conforto à comunidade escolar. Este é o nosso lar e estamos de fato realizados com estas novas instalações”, comemora.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, disse que valeu a pena a espera, inclusive a mudança da escola durante um período para um prédio alugado, enquanto toda a estrutura era remodelada. “Escola boa é aquela que recebe e acolhe bem alunos e professores. A Margarida Lisboa de Oliveira tem agora um espaço muito mais adequado”, avalia Jayana.

A escola tem seis salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, refeitório e banheiros; foi completamente recuperada e requalificada, de acordo com o novo padrão arquitetônico da Rede Municipal de Ensino, visando atender melhor aos alunos e professores.

O prédio, totalmente pintado, ganhou piso de alta resistência, uma nova fachada, bem como revestimentos em todas as salas e nas áreas de circulação. A Margarida Lisboa de Oliveira passou também por revisões no telhado, elétrica e hidráulica.

A unidade foi contemplada com o Projeto Reequipar, que substitui equipamentos e mobiliários antigos. Mesas, cadeiras, estantes, armários e kits para cozinha são alguns dos itens entregues na escola.

OUTRAS NOTÍCIAS