“Comeu até estufar?” Saiba quais alimentos ajudam na digestão

Quem nunca ouviu a expressão “Comer até estufar”? Pois é! Apos o almoço, às vezes dá aquele mal estar, como se a comida não tivesse caído bem. Na maioria das vezes em que isso acontece é sinal de má digestão, ou porque comeu demais, ou porque escolheu mal a combinação do prato.

Sabia que alguns alimentos contribuem para uma boa digestão? Confira:

1 – Azeite:
O azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. Ele também estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão. Coloque um fio de azeite no seu prato, ou tempere saladas com ele.

2. Cenoura:
Essa é uma raiz facilmente encontrada em qualquer self-service, ralada na salada, cozida ou assada. A cenoura é rica em fibras e, por isso, ajuda na digestão e evita a prisão de ventre. Por ser fonte de vitamina C, ainda melhora o sistema imunológico.

3. Couve:
Um dos vegetais mais poderosos para a nossa saúde, a couve concentra substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa do estômago, o que evita a indigestão. Dica: prefira consumi-la crua!

4. Arroz integral:
Que tal substituir o arroz branco pelo arroz integral? Essa versão tem mais vitaminas e fibras que ajudam na digestão e funcionamento do intestino.

5. Peixe:
Tente trocar a carne vermelha pelo peixe, ao menos alguns dias da semana. A carne branca é muito mais leve e evita aquela sensação de estômago pesado após a refeição. Entre as melhores opções está o salmão, que é fonte de ômega 2, um ácido graxo essencial para o sistema nervoso.

6. Farelo de aveia:
Por conter grande quantidade de fibras, o farelo de aveia é responsável por dar volume e maciez ao bolo fecal, ajudando na sua eliminação. Vai bem na salada, no suco que acompanha a refeição, ou na sobremesa.

7. Abacaxi:
O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. A celulose também está presente, que é uma substância essencial para o bom funcionamento intestinal.

8. Mamão:
A fruta contém papaína, uma enzima que “quebra” as proteínas, facilitando sua absorção pelo nosso organismo. Desta forma, o mamão alivia aquela sensação de peso no estômago e ainda ajuda no funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

9. Ameixa:
Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é uma fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.

10. Banana:
A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal.

11. Iogurte:
Por conter bactérias do bem, o iogurte age no intestino auxiliando a digestão e a absorção dos nutrientes.

12. Chás:
Alguns tipos de chás ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada, como por exemplo, o chá de hortelã, chá de erva cidreira ou o chá de camomila.

Lembre-se de evitar ingerir líquidos durante as refeições, pois como veremos a seguir, este hábito atrapalha a digestão.

Fonte: Vida Saudável

OUTRAS NOTÍCIAS