Com repasse milionário de quase 27 milhões e revogação da Lei que acaba com a reeleição, é colocada em cheque a imagem da Câmara de Vereadores de Feira de Santana

Reinado Mirando - Vereador

Reinado Mirando - Vereador

O repasse milionário de 26.104,740, 73 milhões, tem causado maior alvoroço na Câmara Municipal de Feira de Santana, como vamos mostrar nessa reportagem. Os altos salários administrados pela presidência têm colocado os vereadores em pé de guerra.

Uma lei recentemente aprovada, por unanimidade dos vereadores, no final de 2016, revogava o direito de o atual presidente concorrer à reeleição, que teve o total apoio do então “poderoso Reinaldo Miranda”, no entanto, em menos de três meses, o vereador Isaias de Diogo, juntamente com outros vereadores que apoiam a reeleição do recém-eleito Miranda, apresentaram uma emenda, a Lei Orgânica, n° 109/2017, revogando o Artigo 1°e o Artigo 50°, que teve sua aprovação por unanimidade dos presentes do ano anterior.

O que causa estranheza é que o presidente Ronny, no intuito da reeleição, por diversas vezes, discursou para seus pares dizendo “É uma excrecência e é desumano esse negocio de reeleição, pois são muito difíceis às chances de quem está de fora obter excito no pleito”, no entanto, o que se ver é que o apoio irrestrito a revogação a Lei Orgânica tem o total apoio do então favorecido Miranda, que desta maneira, procura se perpetuar na presidência da Casa Legislativa, no momento que o Congresso Nacional está acabando com a reeleição em nosso país, presenciamos este caso isolado que está ocorrendo em nossa cidade.

No entanto, o real motivo desta disputa, é na verdade, o alto valor mensal que é administrado pelo atual presidente, valor este equivalente a 2.175,395, 06 milhões, repasse este, maior do que mais de 150 prefeituras do Estado da Bahia entre os 417 municípios baianos.

Com o avanço da tecnologia, as informações circulam de maneira muito mais rápida e podem atingir o maior número de pessoas. Esse avanço abrange os mais diversos setores da nossa realidade, a política é um deles. Por conta disto, é possível, por exemplo, através do Tribunal de Contas do Município, no caso, do Estado da Bahia, ter acesso a todos os gastos de um governo, quanto é investido em melhorias, obras e remuneração, esta última, por sua vez, nem sempre apresenta valores coerentes.

No município de Feira de Santana, o exagero nos valores é uma realidade. A Casa Legislativa, que conta atualmente conta com 368 funcionários, apresenta um alto valor quando o assunto é salário dos seus servidores. Somando gratificações, adicionais por tempo de serviço e bonificações, os valores individuais podem aumentar de 50% a 75%, a depender do grau de escolaridade do funcionário, seja ensino médio ou ensino superior.

Um Ouvidor da Câmara ganharia em torno de 4.815 mil, no entanto, este valor pode ser bem mais alto do que consta no Tribunal de Contas do Município. Caso esse profissional possua Ensino Médio, este mesmo salário estaria estimado R$ 7.222,5, possuindo Ensino Superior, este valor iria para R$ 8.426,25.

No intuito de trazer a verdade à tona, a TV Caldeirão buscará ouvir os vereadores que são contra ou a favor de uma emenda nefasta, que coloca em cheque a imagem da Casa Legislativa. Também exibiremos, no decorrer da semana, na nossa programação, os atuais cargos com altos valores e com gratificações que vão 50% a 75%, tornado público para nossa sociedade.

Abaixo estão os valores referentes aos cargos da Casa Legislativa:

VEREADORES TABELA DE VALORES 1

VEREADORES TABELA DE VALORES 3

VEREADORES TABELA DE VALORES 2

 

 

Produção  | Caldeirão do Paulão

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS