Chuva enche cisternas e anima agricultor feirense

chuva-enche-cisternas-e-anima-agricultor-feirense

chuva-enche-cisternas-e-anima-agricultor-feirense

A chuva que caiu na região de Feira de Santana nos últimos dias foi suficiente para armazenar água para o consumo humano, bem como animar os agricultores que estavam preocupados com a situação das suas plantações, principalmente de mandioca, que vinham sofrendo com a falta de água. Mas as aguadas não acumularam o suficiente para enfrentar longo período de estiagem.

“A quantidade de chuva ainda não é suficiente para encher as aguadas, mas abasteceu as cisternas. Água de qualidade não vai faltar por um bom período”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Wellington Andrade. Ele salientou que se as expectativas se confirmarem, entre os meses de fevereiro e março a Seagri vai realizar a limpeza de aguadas em várias comunidades.

Tradicionalmente, as chuvas aparecem em janeiro. O mesmo aconteceu no ano passado. Mas no último trimestre de 2015 o índice pluviométrico na região não foi muito animador. As trovoadas da primavera/verão não apareceram e frustram os agricultores. “Nuvens carregadas no céu são festa para quem mora e sobrevive do que produz nas suas roças”, disse Wellington Andrade.

O secretário disse esperar que o bom tempo – céu nublado é bom tempo para o sertanejo – continue nos próximos meses, o que vai possibilitar o plantio de inverno. “A terra úmida vai nos garantir boas safras de feijão, milho e outras leguminosas, igual ao ano passado”. Em 2015 a Prefeitura de Feira de Santana distribuiu entre os pequenos agricultores 70 toneladas de sementes: 20 de milho e 50 de feijão.

OUTRAS NOTÍCIAS