Carateca feirense pode ser o mais jovem faixa preta da Bahia

35404-2

35404-2

Neste sábado (11) Feira de Santana poderá ser lembrada nas artes marciais com a cidade do mais jovem faixa preta da Bahia. É que a partir das 8h30, no Ginásio de Esportes do Colégio Tempo de Criança, em Salvador, o jovem carateca Akawan Kamadukaya Oyama, 11 anos, atual faixa marrom, será submetido a exame de faixa para atletas 5º Dan.

Segundo a Associação Atlética Feirense, o garoto é tricampeão baiano nos estilos kata e kumitê. O mestre e diretor técnico da Associação, Renato Pereira, afirmou a reportagem do FOLHA DO ESTADO que o jovem Akawan manteve uma rotina de treinos intensa, em média quatro vezes por semana, visando prestar um bom exame.

Pereira disse que serão cerca de dez examinadores, membros da Federação baiana de Karatê (FBK), sendo o Exame de Graduação Superior é composto de prova escrita, fundamentos e demonstrações de kata livre e kumitê obrigatório, entre outras etapas. “Ele está bem preparado, em períodos de competição os treinamentos se intensificam”, comentou Pereira.

O mestre explicou os benefícios da pratica do karatê já na infância. A arte marcial é recomendada a partir dos cinco anos. “Ajuda muito na formação do caráter, na escola, por exemplo”, citou. Voltando a falar sobre o jovem Akawan, Renato Pereira lembrou que o karatê está na base familiar do garoto de 11 anos. Tanto o pai, Oyama Jaqueira (na foto, junto com Renato e Akawan), quanto o irmão mais velho também são caratecas.

OUTRAS NOTÍCIAS