Com a chegada do mês de novembro, o comércio brasileiro começa a se preparar para uma das mais importantes datas do calendário quando o assunto é vendas: a Black Friday. Esta é a 9ª edição da sexta-feira de promoções no Brasil e, segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em todas as capitais, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou nos serviços durante o período do evento será de 29%.
Um detalhe é importante chama a atenção: 33% dos empresários prometem descontos que variam entre 31% e 50%. Ainda segundo o levantamento, 16% das empresas do setor de comércio devem aderir às promoções.
Do total de participantes da pesquisa, 77% estão confiantes de que será uma boa oportunidade para aumentar o fluxo de vendas, e 19% enxergam uma oportunidade de girar os produtos que estão parados em estoque.
Outro dado apontado pela pesquisa é que um em cada quatro empresários participantes do evento, ou seja, 25% acredita que as vendas na Black Friday 2018 serão melhores em relação ao ano passado, enquanto 35% apostam que serão iguais. Apenas 10% avaliam que serão piores.
As principais estratégias de preparação que devem ser adotadas pelos empresários são a realização de promoções especiais (52%), investimento na divulgação de seu negócio (32%) e ampliação do estoque (29%).