Banana emagrece? Veja quais são e como aproveitar os benefícios da fruta

cacho-de-banana-600x400-1

Será que a banana emagrece mesmo? Essa dúvida é comum em pessoas que desejam queimar o excesso de gordura corporal. Mas, antes de mais nada, é necessário entender como acontece esse processo. Afinal, para perder peso, basicamente, é necessário entrar em déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta.

No entanto, esse déficit deve ser muito bem calculado, para não gerar compulsões e problemas relacionados à má nutrição. Dessa maneira, o consumo de alimentos saudáveis e com poucas calorias é fundamental para conseguir emagrecer rápido e com saúde. Mas será que a banana se encaixa nesses pré-requisitos?

Principais benefícios da banana

O primeiro benefício da fruta é sua versatilidade. Isso porque é possível consumi-la em todas as refeições do dia. Segundo o nutricionista Arthur Mendonça, para comer banana, não existe uma hora certa, mas ela pode ser ainda mais eficiente como opção de pré-treino. “Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, afirma.

Mas, afinal, banana emagrece?

E a resposta para a grande dúvida é bem simples: depende. O processo de emagrecimento é multifatorial e varia de pessoa para pessoa. Uma banana tem, em média, 89 calorias. Portanto, dificilmente uma unidade da fruta vai te fazer engordar. No entanto, assim como qualquer alimento – saudável ou não –, o excesso pode gerar um acúmulo de peso.

Metrópoles

OUTRAS NOTÍCIAS