Bailarino feirense encantou o público no Teatro Margarida Ribeiro

redimensiona (1)

redimensiona (1)

O Teatro Municipal Margarida Ribeiro estava lotado nesta terça-feira, 12, para prestigiar a volta do bailarino feirense, Juan Pereira Duarte, de 18 anos, a sua cidade natal. Ele passou sete meses estudando e se aperfeiçoando no Canadá, na Companhia Lamondance. O resultado da soma de seus aprendizados adquiridos nos 3 anos na grande Escola do Teatro Bolshoi, em Santa Catarina, e o período que o jovem passou no continente Norte Americano foi apresentado ao público feirense, que pôde testemunhar e aprovar o que viu.

Quatro bailarinas se apresentaram anteriormente e também o seu tio, Patrício de Moraes, que declamou um poema em homenagem ao sobrinho, até que a simples aparição de Juan levou a plateia ao pleno êxtase. E isso foi algo que quase não cessou durante toda sua apresentação, esta, à altura do que o público esperava. Ao som do compositor Sebastian Bach, o jovem bailarino parecia a personificação da melodia, alternando entre agressividade e calma sempre que necessário em seu solo “Concerto Para Um”.

“Esse período que eu passei no Canadá foi muito bom pro meu amadurecimento pessoal e profissional. Uma oportunidade indescritível, e eu estou muito feliz por voltar para minha terra natal e poder mostrar tudo que eu pude evoluir nesse tempo”, afirma Juan.

Ao fim de sua primeira apresentação, fez questão de externar sua gratidão à Prefeitura Municipal de Feira de Santana, à Fundação Egberto Costa, e aos seus pais. O jovem também lembrou das dificuldades que passou quando decidiu se tornar bailarino. “Como todo homem que decide seguir essa carreira, eu sofri preconceito e também foi difícil quando tive que morar longe de meus pais por que era muito jovem. Mas agora é conquistar primeiramente Feira, que é de onde eu vim, depois o Brasil e o mundo”.

A Chefe de Gabinete da Fundação Egberto Tavares Costa, Aline Miranda, mostrou-se orgulhosa pela instituição ter sido uma propulsora na carreira do jovem. “A Funtitec tem esse papel de difundir todos os tipos de cultura para a sociedade feirense e incentivar jovens como o Juan. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação, pôde provar para o Brasil que Feira tem artistas de qualidade”.

A diretora do Teatro Margarida Ribeiro, Luluda Barreto, informou que esta foi a segunda apresentação do bailarino no local e falou de todo o empenho, dedicação e talento do jovem feirense. “É um rapaz muito esforçado, que tem sempre o apoio dos pais. O projeto de vida dele é daqui pra frente”, enfatizou.

Juan embarca nesta quarta-feira, 13, para Brasília onde irá apresentar, juntamente com bailarinos da companhia canadense Lamondance, o espetáculo “Spark”, no Seminário Internacional de Dança de Brasília, o mesmo em que foi vencedor de uma medalha de ouro e contemplado com 3 bolsas para estudar no exterior em 2015.

OUTRAS NOTÍCIAS