Agentes Comunitários de Saúde fazem manifestação na Câmara de Vereadores

edemias

edemiasP

Será votada nesta terça-feira(6)um projeto de lei de autoria do vereador Isaías de Diogo, do Partido Socialista Cristã (PSC), que prevê a concessão de um incentivo uma vez por ano aos agentes comunitários de saúde e de endemias, Para garantirem que o projeto entrasse em pauta, os agentes fizeram uma manifestação na galeria da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta segunda-feira (5).

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antônio do Rosário, explicou a importância do projeto para as duas categorias.

“Para nós da entidade, a aprovação desse projeto significa dar direito ao trabalhador, devolver para ele dignidade”, afirmou. Segundo o sindicalista, desde 2006, os agentes comunitários têm direito a esse incentivo. E os de endemias desde 2015. Ainda de acordo com Antônio do Rosário, o valor a ser repassado uma vez por ano para cada agente equivale a um mês de salário.

Ele disse que esse incentivo serve para quando a categoria for lidar com pessoas doentes e também com pessoas de um modo geral, desde crianças até pessoas maiores de idade.

A diretora da Associação dos Agentes Comunitários de Endemias, Isabel Fernandes, relatou que a categoria (ACE) se depara com vários tipos de endemias como febre amarela, zika, chikungunya e que a liberação do recurso é um incentivo a mais para os trabalhadores em decorrência do baixo salário que é pago.

Ela lembrou ainda que desde 2014 a categoria está sem receber aumento salarial por parte do governo federal. Mas, já que há um repasse desse incentivo, nada mais justo que a prefeitura faça o pagamento para o trabalhador.

“Nós enfrentamos animais, moradores, áreas de risco e também estamos atuando fortemente no controle da raiva animal, entre outras atividades que desenvolvemos”, afirmou Isabel.

Autor do projeto de concessão do benefício, o vereador Isaías de Diogo confirmou que essa verba chega anualmente para os agentes comunitários de saúde e de endemias para todas as prefeituras do Brasil, como forma de incentivo para as categorias. Ele informou que algumas prefeituras do Brasil já fazem esse repasse aprovado pelas câmaras municipais.

“Fui cobrado pelas duas categorias. Como eu estou vereador e sou agente de endemias, achei por bem pautar o projeto nesta casa para que se o projeto for aprovado venha garantir esse direito”, concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS