A três dias do fim da campanha contra gripe, mais de 1 milhão de integrantes do público-alvo ainda não se vacinou na BA

campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-22-de-junho

campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-22-de-junho

Nesta terça-feira (19) mais de um milhão de pessoas que integram o público-alvo da campanha contra a gripe na Bahia ainda não se vacinaram, pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab).

De acordo com a Sesab, das 3,6 milhões de pessoas esperadas em todo o estado, apenas cerca de 2.596.675 milhões foram vacinadas até esta terça.

Na Bahia, a campanha de vacinação será encerrada na sexta-feira (22). No entanto, em Salvador, o último dia da ação será na quinta (21).

Segundo a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), até esta quarta-feira, 470 mil integrantes do público alvo da cidade se vacinaram. Outras 71 mil pessoas são esperadas. As crianças (67%) e as gestantes (69%) são os grupos com menor adesão à estratégia, segundo a SMS.

Tanto no interior, quanto em Salvador, a meta é vacinar, ao menos, 90% do público-alvo. No entanto, o objetivo ainda não foi alcançado.

Em Salvador, a dose é oferecida nas 126 salas de vacina das unidades básicas de saúde da rede municipal. O atendimento ocorre das 8h às 17h. Nas cidades do interior, a imunização também está disponível nos postos de saúde da rede pública.

O público da campanha é constituído por idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Mortes

O número de mortes provocadas pela gripe H1N1 subiu para 22 na Bahia, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (19). Os dados são referentes a até o dia 9 de junho.

De acordo com a Sesab, até a data, foram notificados, no estado, 1.231 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 93 óbitos. Dentre esses casos, 241 foram confirmados para Influenza, sendo 181 pelo subtipo A H1N1. Vinte e dois deles evoluíram para óbito.

Ainda conforme a Secretaria, no mesmo período do ano passado foram notificados 327 casos de SRAG, com 26 óbitos. Dentre eles, 25 foram confirmados para Influenza, sendo dois casos de Influenza A H1N1 e nenhum óbito por A H1N1.

Os casos de H1N1 foram confirmados em 49 municípios. As mortes ocorreram em 11 deles. A maior parte foi registrada em Salvador (12). Os outros municípios foram Apuarema (1); Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Sapeaçu (1); Serrinha (1); Uruçuca (1) e Vitória da Conquista (1).

De acordo com a Sesab, a faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos e maiores de 60, sendo que 60% dos óbitos ocorreram nesses grupos.

OUTRAS NOTÍCIAS