Projeto de Lei quer rebatizar Maracanã com nome de “Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”

Legendary Brazilian footballer Pele, smiles during the opening event of the 2018 Carioca Football Championship at Cidade das Artes in Rio de Janeiro, Brazil, on January 15, 2018. 
Pele was named ambassador of the Championship.  / AFP PHOTO / MAURO PIMENTEL
Legendary Brazilian footballer Pele, smiles during the opening event of the 2018 Carioca Football Championship at Cidade das Artes in Rio de Janeiro, Brazil, on January 15, 2018. Pele was named ambassador of the Championship. / AFP PHOTO / MAURO PIMENTEL

Um Projeto de Lei publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pretende rebatizar o Maracanã com o nome de “Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”. Dessa forma, o jornalista Mário Filho passaria a dar nome ao complexo esportivo como um todo.

Embora entre em vigor a partir da publicação no Diário, o projeto de lei ainda precisa ser votado pela Alerj. A justificativa de André Ceciliano, presidente da assembleia e autor do projeto, é homenagear Pelé ainda em vida com o nome do palco mais importante do futebol brasileiro.

Maracanã pode passar a se chamar Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé — Foto: Staff Images/Conmebol

Inaugurado no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã completou 70 anos em 2020. Ele foi inicialmente batizado de Estádio Municipal e recebeu sua primeira partida oficial no dia seguinte à inauguração: um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo terminou com vitória dos paulistas por 3 a 1.

Procurada pelo equipe de reportagem, a gestão do Maracanã informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Confira o que diz o Projeto de Lei Nº 3489/2021:

“CONCEDE NOME AO COMPLEXO ESPORTIVO DO MARACANÃ.

Autor: Deputado ANDRÉ CECILIANO
D E S PA C H O: A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; e de Esporte e Lazer.
Em 02.02.2021.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO, PRESIDENTE.

Art.1º – Fica concedido o nome Complexo Esportivo Mario Filho ao Complexo Esportivo do Maracanã.
Parágrafo Único: Fica concedido nome de ‘Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé’, ao estádio principal do Complexo Esportivo do Maracanã.

Art. 2º – As placas contendo o nome do estádio farão menção ao milésimo gol do Pelé.

Art. 3º – O Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei por ato próprio.

Art. 4º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de fevereiro de 2021.

JUSTIFICATIVA:

A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público.

De acordo com a Lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, é proibido, em todo território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração Indireta. Porém, o uso de “cognomes” é como se fosse apenas um apelido e não alteraria o nome do estádio.

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos e “rei do futebol”.

Em sua carreira, Pelé chegou aos 1281 gols, sendo o único jogador a conseguir esse feito. Considerado rei do futebol, o ex-jogador trouxe muito prestígio para a seleção brasileira, colocando-a no mais alto patamar da história.

No Brasil, é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos mais necessitados. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.

Informação – Globo Esporte

OUTRAS NOTÍCIAS