Governo fecha acordo para comprar vacina da Pfizer

289924-IMAGEM_NOTICIA_0

O Governo Federal assinou nesta quinta-feira (10) um memorando de entendimento junto ao laboratório farmacêutico Pfizer. O anúncio foi feito logo após a confirmação de que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial e em caráter experimental de vacinas contra o novo coronavírus.

Durante uma coletiva de imprensa, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, ressaltou que a vacina pode começar a ser aplicada neste ano. A Pfizer tem a capacidade de fornecer ao Brasil até 70 milhões de doses até o próximo ano. Franco também explicou que, até o momento, que o acordo da Fiocruz com a AstraZeneca era de encomenda tecnológica.

“Importante deixar claro que o acordo firmado com a AstraZeneca foi um contrato de encomenda tecnológica baseado na legislação brasileira, não é uma compra de vacina,” afirmou o secretário-executivo.

O comitê consultivo da agência reguladora de medicamentos norte-americana FDA já aprovou do uso emergencial da Pfizer. O imunizante já foi aprovado pelo Reino Unido, Canadá e Bahrein. A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso, na semana passada.

OUTRAS NOTÍCIAS