45% da população vive com insegurança alimentar na Bahia

650x375_comida-alimentacao_1475432

650x375_comida-alimentacao_1475432

A Bahia é o quarto estado com maior prevalência de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil. De acordo com a pesquisa Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,3% dos baianos não têm acesso regular a alimentos de qualidade. O estado está atrás apenas do Maranhão (com 66,4%), Piauí (63,2%) e Amazonas (48,7%).

O coordenador de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues, explica que esse alto percentual da Bahia é influenciado pela população rural. “A insegurança alimentar é maior no meio rural e 27% da população da Bahia vive nessa região. Então parte dos motivos para a Bahia ter esse resultado é porque sua média é influenciada pela realidade rural”.

Em números absolutos, a Bahia possui 1.823 milhões de domicílios sem acesso regular a alimentos. Mas Joilson ressalta que a maioria dessa população (28,5%) está em situação leve de insegurança alimentar. “A insegurança leve está mais no campo do temor de faltar comida no futuro, e não, na falta de fato. São pessoas que têm a incerteza se terão os alimentos no futuro, mesmo que isso não se confirme depois. Por isso, o mais importante é verificar o percentual de pessoas em situação moderada ou grave de insegurança alimentar”, explica Joilson Rodrigues.

OUTRAS NOTÍCIAS